Orkut: Ferramenta ou arma?
()
O noticiário nacional é fartíssimo em conteúdo sobre os "orkuteiros de plantão". Muito se tem falado a respeito das diferentes formas de utilização do site de relacionamentos orkut.com e as vertentes comportamentais dele derivadas.
Pais, psicólogos e professores têm demonstrado preocupação com os jovens que passam a dedicar mais tempo à frente do computador nas relações virtuais, do que exercitando a convivência pessoal, estudando ou praticando esportes.
Inegávelmente, os sites de relacionamentos têm seu lugar na função de construir um networking, abrir espaço mais rápido para a divulgação de dados, difundir cultura, levar à frente a informação, o conhecimento, a arte e um sem número de itens e áreas do conhecimento, numa velocidade admirável e atingindo um considerável número de pessoas, jamais imaginado por qualquer campanha de marketing.
No entanto, como toda ferramenta, sua utilização pode ser benéfica ou maléfica, dependendo de quem a manipula. Nesse sentido, ela pode ser uma ferramenta propriamente dita construindo relacionamentos, propiciando conhecimento, ou, simplesmente se transformar numa arma mortal como temos visto em casos que recheiam nosso noticiário policial.
É muito fácil ser qualquer pessoa, ter qualquer identidade, idade, sexo, raça, quando uma pessoa se esconde atrás de um teclado, o que muitas das vezes não condiz com a realidade.
Como em qualquer "relacionamento", nesse caso também, não se pode culpar um site construído para trazer benefícios e aproximar as pessoas, pela forma indevida utilizada através desses meios, para que pessoas em conflito com a lei e outras situações escusas, pratiquem seus intentos não confessáveis ou divulgáveis.
O site é benéfico, é produtivo, possui celeridade nas informações, é elevado o número de negócios fechados através desses contatos do site, a busca de informações, solucionando dúvidas e auxiliando pesquisas desde que as pessoas que o usam, saibam exatamente o que procuram naquele espaço.
Pessoas incapazes para agir, para decidir, menores de todo o tipo, pessoas sem a correta orientação, inseguras no agir, que se mostram carentes e dependentes, são as grandes presas da armadilha não só dessa rede, mas de qualquer espaço em que elas se encontrem ou se relacionem sem que se possa culpar este ou aquele pela atitude desavisada de quem usa a ferramenta, da forma que usa, das informações pessoais que fornece a terceiros e desconhecidos.
Resumos Relacionados
- Orkut
- Wikipédia
- Www.orkut.com
- Http://www.geody.com/
- Orkut
|
|