O encontro marcado
(Fernando Sabino)
O encontro marcado é um dos primeiros romances brasileiros da época em que os protagonistas não são originários nem possuem qualquer ligação com a zona rural. É uma narrativa totalmente urbana (a parte principal da mesma transcorre em Belo Horizonte, então capital pacata e modorrenta) o que acentua o contraste entre o provincianismo do meio e a ânsia o almejo dos jovens personagens que sonham com a literatura, com a grandeza e com a glória.
Eduardo Marciano- personagem principal, caminhará pelo romance tentando reencontrar o sentido da existência na medida em que transita das preocupações ideológicas e políticas para os anseios pessoais. Esses passam pela sexualidade mais ou menos satisfeita, pela procura incessante da felicidade e pelo desejo profundo de encontrar respostas para a grande pergunta existencial sobre a existência de Deus.
Essa busca será a marca registrada do personagem até o final do romance quando, mesmo diante de experiências e expectativas fracassadas, não cessa de investigar o sentido para a vida e chega à conclusão de que o sofrimento amadurece a pessoa e lhe abre novos caminhos para encontrar os mais verdadeiros valores humanos.
Um livro perfeitamente escrito e que nos mostra que Fernando Sabino é um grande escritor da literaruta contemporânea do Brasil.
Resumos Relacionados
- O Encontro Marcado
- Pergunte Ao Pó
- Amor De Capitu
- A Divina Comédia
- Amor De Capitu
|
|