Urbanização no Espaço Mundial 
(Oswaldo Piffer)
  
Em varias regiões espalhadas pela Antiguidade, desde a Mesopotâmia _ atual Iraque _, ao Vale do rio Nilo _ Egito _, Vale do rio Indu _ Paquistão _, Vale do rio Amarelo _China _, entre outras; escavações arqueológicas se depararam com construções de cidades, comprovando que o surgimento das cidades é um fenômeno antigo.
  No continente americano, especialmente em relação às civilizações maia e asteca; foram encontrados vestígios de construções de cidades com peculiaridade de engenharia e arquitetura surpreendentes.
  A cidade parece ser um fenômeno de concentração demográfica que acompanha a historia do homem. Seu crescimento, apogeu e decadência tem estreita relação com as rotas comerciais, as conquistas territoriais militares e os movimentos da economia nas diferentes  épocas historias.
  Desde a Antiguidade, a escolha do local para a construção de uma aglomeração urbana, mesmo quando espontânea, seguiu certos requisitos como:
  _ Proximidade de fonte fornecedora de água de outras matérias primas;
  _ Proteção em relação ou aos ataques inimigos;
  _ facilidade de fuga;
  _interdependência com o campo para a obtenção de alimentos.
  O sitio urbano caracteriza o lugar onde a cidade está fixada e varia de acordo com as conveniências históricas do agrupamento urbano que o elegeu. Contudo, não é só o sitio urbano e seu valor estratégico que impulsionam o desenvolvimento das cidades e sim sua situação geográfica, sua posição em relação às áreas vizinhas.
  O crescimento das cidades faz desaparecer a escolha ou a determinação inicial do sitio urbano, que permanece apenas com valor histórico. O Pátio do Colégio em na cidade de São Paulo marco inicial do povoamento iniciado pelos Jesuítas no século XIV ´´se perdeu`` pela absorção provocada  pelo crescimento desenfreado.  
  A revolução industrial nos séculos XVIII e XIX, foi uma das grandes impulsionadoras da urbanização. Ocorreu principalmente na Europa, fazendo com que as cidades crescessem muito rápido.
  A exploração de mão-de-obra infantil, o excesso da carga horária de trabalho e as péssimas condições de vida nas periferias das cidades, desprovidas dos mesmos bens das regiões centrais são algumas das situações provocadas pela acelerada urbanização e exigiram intervenções de ordem político-juridica.
  A pressão industrial exercida no século XX, principalmente após a Segunda Guerra Mundial, estimulou o crescimento urbano em todo o globo, principalmente nos paises pobres.
  O crescimento urbano pode crescer de maneira ordenada ou desordenada.
  O baixo poder aquisitivo das populações que migram do campo para as cidades provoca o crescimento de sub-habitações, como as favelas e cortiços.
  Entre as cidades mais populosas do globo predominas as que pertencem aos paises em desenvolvimento; fruto do rápido crescimento ocorrido nelas após a Segunda Guerra Mundial. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Êxodo Rural
  
  
- Conseqüências Da Revolução Industrial
  
  
- Megalópoles
  
  
- Urbanização Ii
  
  
- Cidades Globais
  
 
 
 | 
     |