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Letramento ou alfabetização?
(Magda Becker Soares)

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A leitura se realiza com base nos conhecimentos de mundo que cada indivíduo possui tanto tecnologicamente e mecânico , quanto interpretativo.
Por conta dos avanços em todas as ciências , religiões e cultura as necessidades do homem aumentaram significadamente , não só se faz necessário ler os grafemas como também entender e relacionar o entendimento com o contexto social em que cada indivíduo está inserido.Segundo Magda Becker Soares “ analfabetismo é definido como estado de quem não sabe ler e escrever , seu contrário , alfabetismo ou letramento é o estado de quem sabe ler e escrever , ou seja, letramento é o estado em que vive o indivíduo que não só sabe ler e escrever , mas exerce as práticas sociais de leitura e escrita que circulam na sociedade em que vive.”Todo homem é capaz de realizar o ato de ler e escrever em seu cotidiano , pois a leitura não só representa grafemas , mas também a matéria o simbologismo , portanto até mesmo aqueles que são analfabetos reagem e conseguem manter uma comunicação favorável de acordo com o material que o cerca também fazendo com que imponha suas escolhas e ideologias . Por intermédio de toda tecnologia o meio social cobra de seus representantes uma reflexão maior em relação as suas ações pré-criadas e ou estabelecidas , isto se reflete cada vez mais dentro do ciclo escolar havendo uma necessidade de mudança na forma de trabalhar dos educadores para formar alunos que consigam aprender , compreender e serem formadores de opinião.
Por isso, é claro perceber que todas as ações devem ser trabalhadas juntas, ou seja, todos os aspectos que engendram o meio social , coletivo devem se desenvolver.
Com base sólida é possível visar a ética e moral de cada participante de um determinado grupo movendo os conhecimentos que cada indivíduo possui para uma ato reflexivo por conseguinte um ato ativo de realização.O profissional da educação principalmente deve ser mediador de sua disciplina, mas também de problemas que envolvam seus alunos , o hábito de reflexão para o mesmo deve se tornar ferramenta fundamental para obter resultados em seu trabalho.
Procurar entender quais causas possíveis de não aprendizagem, deficiências de entendimento,
diversidade de cultura , idade, conhecimento de mundo que seus alunos já possuem e a partir desse ponto fazer inferências necessárias ao invés de corrigir sempre o suporto “erro” praticado.



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