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O sentido da Autonomia em Freire
(Junio Batista)

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        O sentido da Autonomia em Freire

                                                                                                       Autor: JunioBatista Custódio*

        Paulo Freire, escritor brasileiro, profundo apaixonado da educação libertadora, deixou-nos um legado imenso acerca do saber educacional. Talvez a maior contribuição do autor para o campo do saber educativo tenha sido o belíssimo ensinamento de amar o ser humano em processo de formação e de depositar no educando a esperança de um amanhã mais justo e fraterno, a ser construído pela via da solidariedade.
      Freire é aquele tipo de autor que está sempre disposto a defender e a estar do lado dos "condenados da terra", como ele bem denomina os injustiçados do sistema capitalista que não têm acesso a empregos e nem aos bens culturais da sociedade, e, por assim ser, vivem na exclusão, na obscuridade, entre as paredes das Cavernas de Platão, vendo apenas o passar voluptuosos das sombras sobre aquelas.
      Mas Freire argumentava que é possível sim sair da dominação, livrar-se das amarras opressoras do sistema e passar a habitar o mundo onde homens e mulheres são autônomos e livres, sujeitos construtores de suas próprias histórias. O amor à prática educativa fez do autor um profundo defensor da autonomia docente como um dos pressupostos para a autonomia do educando, chegando a dizer que "não existe docência sem discência", pois um ser que não é livre não pode despertar no outro o desejo de liberdade.
      Assim, para Freire, educar era um ato de amor que, ao mesmo tempo, devia vir preenchido de um conjunto de saberes e competências, essenciais para o êxito do processo de ensino aprendizagem, dentre as quais a maior delas talvez, o compromisso ético-profissional.
      Ter compromisso ético-profissional significa estar predisposto à entregar-se definitivamente ao fazer educativo, posicionando-se sempre em favor do educando, incentivando-o, desbravando junto com ele os horizontes do saber, procurando juntos os caminhos para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
      A pedagogia da autonomia de Paulo Freire é uma pedagogia do comprometimento, da responsabilidade ética com a educação, do respeito, da cumplicidade, da seriedade com o processo formativo, da humanização e da solidariedade. A educação é um processo que liberta, mas que também ensina-nos a sermos humanos, a fim de que não nos tornemos indiferentes às crueldades do mundo moderno.

*Graduando em Pedagogia



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