www.ateismo.com.br
()
Consideremos que boa parte de nós mesmo seja feita de inconsciente como propunha Freud & Cia Ltda de psicanalistas neuróticos e ansiosos por colocar as mão no cérebro humano. Consideremos também as teorias do Einstein que, embora possa ser “desbancado” em algum aspecto, foi o que mais chegou perto de descobrir as leis imutáveis para a matéria e/ou o universo ou algo que o valha.
O fato de o ser humano ser dotado, eu diria de racionalidade ,no que se diz respeito a consciência da sua própria existência e influência no meio em que vive. Isso é o que leva o homem a valorizar a vida. (transmutemos aqui os valores pré concebidos e desintoxiquemos nossas mentes do corriqueiro).
Enfim, não “chutamos o pau da barraca” simplesmente porque sabemos consciente ou inconscientemente e ainda gostando ou não, que é essa barraca que nos abriga (a não ser nos casos particulares de suicídio, hehe). Isso que chamam de ser humano nem pode ser de todo definido pois partindo do pressuposto de que a necessidade provoca a evolução e novas “fórmulas” são criadas por todos os indivíduos a todo instante, a parte automática, instintiva e definível do ser humano se limita, logo, altruísmo pode existir ou não, é simplesmente mais uma condição de existência (individual).
Se aqui eu me estender, entrarei de fato no campo filosófico e isso você disse que não queria.
Quanto a idéia de deus, penso que assim como está na natureza a lei do mais forte para seleção natural, entre os homens está a lei do mais inteligente, aquele que consegue perceber a realidade e formular sua própria verdade (e esta se confirma quando mais homens pensam iguais – inteligentes de fato, não desmerecendo sua pessoa e ou capacidade de RACIOCÍNIO LÓGICO). Isso tudo é muito relativo e então você percebe que deus é historinha pra boi dormir (infelizmente milhares de humanos se comportam como esses bois).
Não querendo eu ser comparado com algum membro do Green Peace mas sendo aqui lógico, o planeta se importa sim, mas isso só foi percebido bem tarde. Qual o motivo de tantas coisas que acontecem no planeta hoje? Conseqüência da atuação impensada do homem durante toda a sua existência. Se assim não fosse, passaríamos séculos arrancando ouro da terra e ela simplesmente produzia mais porque ela não se importa em dar, mas não é bem assim que funciona o sistema.
Não somos dotados de “vontade de viver”. Essa vontade é conseqüência da nossa consciência de condição existente. Somos originalmente como os primitivos, comer, dormir, se reproduzir, morrer (a defesa da vida tem a ver com instinto, esse sim é dado a todo animal, diria que vai no DNA).
Uma coisa é ser lógico respeitando todas as condições, outra coisa é parecer revoltado por não conseguir processar dentro de si mesmo tantas informações que nos é dada sobre a fraude de deus e seus companheiros, satanás e companhia. Acho que o colega se equivocou quando disse que o ser humano age com inconseqüência naturalmente. Essa é uma questão individual de INTELIGENCIA que pende ao PENSAMENTO LÓGICO e atinge muitas outras áreas particulares que não valem ser citadas.
Concordo em partes com seus pensamentos descritos... Evito entrar em detalhes com você fez pois assim eu entraria diretamente nun campo de especulação particular, o que não me é interessante.
Resumos Relacionados
- Deus
- Quem é Deus?
- O Existencialismo Segundo Jean-paul Sartre
- Http://www.suaescolha.com/destaque/deusexiste.html
- Deísmo
|
|