Cazuza
(Fonte: UOL Educação)
Em 2008, Cazuza completaria 50 anos de idade. Ele foi uma das personalidades mais marcantes da geração 80 do rock nacional e 1º artista brasileiro a admitir publicamente que estava com Aids.
Cazuza foi autor de hits da década de 80.
Batizado como Agenor de Miranda Araújo Neto, Cazuza sempre preferiu o apelido. Só aceitou o nome verdadeiro depois de saber que um dos seus compositores preferidos, Cartola, também se chamava Agenor.
Na definição do dicionário, "cazuza" é uma vespa solitária de ferroada dolorosa. No Nordeste, terra do pai do cantor, a palavra também significa moleque.
Cazuza foi indicado ao Barão Vermelho em 1982 pelo cantor Léo Jaime, que o viu cantando em uma peça de teatro.
Ney Matogrosso foi a primeira estrela da MPB a gravar uma música do Barão Vermelho, composta por Cazuza e Roberto Frejat. A canção é: Pro Dia Nascer Feliz.
A literatura beat foi importante referência para Cazuza. Na contracapa do disco "Só Se For a Dois" (1987), ele transcreveu o poema de Jack Kerouac, um escritor dessa geração.
Na estréia do show Ideologia, em 1988, no Rio de Janeiro, Cazuza causou polêmica ao cuspir na bandeira nacional.
Resumos Relacionados
- O Poeta Vive.
- Só As Mães São Felizes
- Só As Mães São Felizes
- Saramandaia
- As Dementices Dos Artistas
|
|