As Artimanhas da Bailarina 
(fonte: Uol educação)
  
Mata Hari seduziu a Europa do início do século 20 com sua dança exótica carregada de erotismo e se tornou uma espécie de símbolo da ousadia feminina. Mas foi acusada de espionagem e condenada à morte.
  Nascida em 7 de agosto de 1876, na cidade holandesa de Leeuwarden, seu verdadeiro nome era Margaretha Geertruida Zelle. O pseudônimo Mata Hari, no idioma malaio, e significa olho do dia.
 Durante um tempo, Mata Hari rejeitou sua origem européia. Ela gostava de se passar por nativa das Índias Holandesas, filha de um rajá e de mãe indiana. Na verdade, a dançarina era filha de um comerciante de origem javanesa e de uma rica holandesa.
  Mata Hari foi acusada, em 1917, de espionagem. A principal suspeita era de que ela Atuava como agente dupla para a Alemanha e a França.
   Por unanimidade, Mata Hari foi condenada à morte. O momento de seu fuzilamento gerou diversas lendas. Uma delas era de que ela teria jogado um beijo para os soldados e ficado nua.
  Em 1931, o diretor francês George Fitzmaurice filmou um clássico em preto e branco para retratar as artimanhas da bailarina espiã durante a Primeira Guerra Mundial. Quem interpretou Mata Hari na telona foi Greta Garbo. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Fundação
  
  
- O Romance Do Expresso Do Oriente
  
  
- Five Point Someone  
  
  
- Five Point Someone
  
  
- Foundation  
  
 
 
 | 
     |