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Uso de blogs beneficia alunos, diz pesquisa
(Agência Fapesp)

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A possibilidade de utilização de blogs em sala de aula, ajuda no crescimento de produção textual de estudantes e fortalece o poder argumentativo deles, o que contribui bastante para exercitá-los e também lhes favorece no debate.

Segundo Cláudia Rodrigues, do IEL - Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), “O estudo ressaltou a necessidade de os professores encontrarem caminhos para explorar o letramento digital em sala de aula”, disse ela, que é também professora de redação do ensino médio pela Agência Fapesp.

No intuito de validar a utilização destes blogs referente ao ensino da escrita, o estudo é dirigido pela professora Denise Bértoli Braga, ligada ao Departamento de Linguística Aplicada do IEL, que reuniu 20 blogs por em torno de 240 alunos nas aulas de produção textual, orientadas em quatro turmas de um colégio de ensino básico.

Os blogs foram produzidos pelos alunos, que logo depois, promoveram discussões dos mais variados assuntos que iniciaram-se em aula, e prosseguiu-se pelo sistema virtual de blogs.

“Nas aulas de redação normalmente há debates sobre determinado tema para preparar o aluno para a escrita. Os blogs tiveram a intenção de continuar e transferir essa discussão para o ambiente virtual”, afirmou Cláudia.

Cláudia também disse que, pelo contato com demais opiniões, puderam exercitar a argumentação e, por si mesmos, alocaram professores de outras matérias do colégio, para recolhimento de outras opiniões que permitiu o surgimento dos atuais textos dos blogs.

“O interesse pela leitura e pela escrita aumentou quantitativa e qualitativamente em proporção às aulas tradicionais. Dos 20 blogs publicados por quatro turmas, quatro tiveram destaque e foram considerados de elevado êxito na proposta”, mencionou Cláudia, evidenciando discussões que obtiveram maior abrangência do ângulo de visão do tema, e, foram também ampliados externamente para um novo âmbito.

Disse ainda que “Foi nítida a inquietação na sala de aula em relação às pesquisas e busca de dados para os textos. Também foi freqüente a solicitação, por parte dos alunos, da leitura dos textos por seus colegas de classe antes de sua publicação. A maior parte dos estudantes buscou ainda outras fontes de informação além do professor para chegar às conclusões sobre os assuntos abordados”.



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