Saúde Mental - Estratégia de SPIKES para comunicar más noticias
(SPIKES)
ETAPA 1: S: Setting Up the Interview - Planejando a Entrevista
Nesta etapa o médico faz um ensaio mental em que tenta antecipar de que modo o paciente receberá a má notícia e avaliar a importância da informação para que o paciente possa planejar-se em relação à sua vida e às condições que lhe serão impostas pela evolução de sua patologia. Nesta etapa o médico deve tentar assegurar, por exemplo, um ambiente que proporcione privacidade e conforto, bem como da presença de outras pessoas em que o paciente possa apoiar-se emocionalmente diante do choque da informação.
ETAPA 2; P: perception - Avaliando a percepção do paciente
Nesta fase vale o axioma “antes de comunicar, pergunte”. O médico conduz a paciente a lhe relatar o que sabe de seu estado clínico e tenta avaliar a que mecanismos (negação, pensamento mágico, expectativas irreais, etc.) está recorrendo para suportar o que sabe ou suspeita em relação à sua doença.
ETAPA 3: I – Invitation - Obtendo o Convite do Paciente
É preciso agora tentar avaliar em que extensão o paciente deseja e suporta informações sobre o seu diagnóstico, prognóstico e detalhes da doença e do tratamento. Há pacientes que demonstram, ainda que de modo indireto, não poderem suportar (ao menos nas circunstâncias atuais) toda a informação e o médico deverá considerar que deverá prepará-lo (se houver tempo) e aguardar circunstâncias mais favoráveis.
ETAPA 4: K: Knowledge - Dando Conhecimento
É a etapa crucial do processo. Agora o médico terá de tentar apreender o vocabulário do paciente e evitar o emprego de termos técnicos que lhe são desconhecidos e que podem ser um fator adicional de desorientação, poupar o paciente de uma comunicação excessivamente dura, transmitir a informação em dosagem e velocidades que possibilitem a sua assimilação e, sobretudo, acompanhar os sinais que indicam sua capacidade de suportar a informação que recebe.
ETAPA 5: E: Emotions - Abordar as Emoções dos Pacientes com Respostas Afetivas
As reações emocionais dos pacientes podem variar do silêncio à incredulidade, choro, negação, raiva, resignação ou desespero, deixando transparecer expressões de choque, isolamento e dor.
É preciso, então, decodificar os sinais da emoção que pode estar encoberta (perplexidade, silêncio, lágrimas) ou mantida à distância e, oferecer-se como quem, por palavras e gestos tão calmos e espontâneos quanto possível, pode oferecer apoio e conforto em tal situação de desamparo.
ETAPA 6: S: Strategy and Summary - Estratégia e Resumo
Pacientes que tenham um plano claro para o futuro tem menor probabilidade de se sentirem ansiosos e inseguros. Antes de discutir um plano de tratamento, é importante perguntar aos pacientes se eles estão prontos para esta discussão e se é este o momento. É também nesse momento que o médico apresenta as opções de tratamento e o que se pode esperar delas, o prognóstico e a readequação dos planos que o paciente tinha para a sua vida, convidando-o a compartilhar responsabilidades de modo realista e tenta, por fim, assegurar a adesão do paciente ao tratamento.
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