Catástrofe no alto mar
(Heinz G. Konsalik)
A meu ver, num dos seus melhores livros, desta vez Konsalik decide navegar em águas agitadas e perigosas. De toda a vasta bibliografia editada pelo autor, "Catátrofe em alto mar" é, por exelência, um dos livro onde quase somente se constatam factos e se avaliam consequências. Carregado assim de informação e aproximado a um relato jornalistíco, sendo por isso, mais que um simples romance, nele a narração é feita com muito realismo e precisão.
A temática abordada é contemporânea, e consiste num corajoso desmascarar de todo o lobbie comercial que existe nos bastidores dos transportes maritímos do petróleo, tal como da corrupção que nele vive e se alimenta. Não podendo deixar de ser, em continuidade, vem também à tona da água, o resultado dessas alianças perversas, ou sejam, os prejuízos ambientais e económicos que ficam, durante gerações, para as populações que sofrem na pele os danos colaterais dessa máfia mundial. Os grandes armadores do transporte do crude, via maritíma, sentam-se no banco dos réus e são finalmente julgados com a justiça literária que o autor tão bem sabe fazer. Quem tinha dúvidas sobre o assunto, fica assim esclarecido quanto às causas de tantos sinistros e fatalidades e quem já sabia em parte, não deixa de ficar satisfeito com a denúncia mundial feita por Konsalik.
Embora o conteúdo da obra não chegue para a classificar como um livro de contos propriamente dito, no entanto a mesma é composta por duas partes distintas ou duas histórias diferentes e independentes, em que uma ocupa cerca de dois terços do livro e a outra ocupa o restante terço. Como já dissemos, na primeira, a que ocupa mais espaço, o autor fala-nos dos flagelos ambientais nas rotas dos grandes petroleiros e na segunda, de forma breve, fala-nos de um outro flagelo, em desenvolvimento, mas também de grande gravidade politica e económica: a pirataria no nosso tempo. Uma obra a não perder.
Resumos Relacionados
- O Vale Sombrio
- A Voz Do Fogo
- Codex 632
- Doze Contos Peregrinos
- O Médico E O Monstro
|
|