Responsabilidade Socioambiental no Contexto Industrial
(Carol Salsa)
No contexto industrial, surgia em fins do século 19 a Philips, uma empresa comprometida com o desenvolvimento de produtos e soluções fáceis de usar. Surgia o DNA tecnológico da empresa Philips, catalisadora de talentos e capital intelectual. A Philips foi fundada em 1891, por Gérad e Anton Philips, na Holanda. A partir daí, a empresa iluminou o mundo. Procurou sempre a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Procurou, também, a inovação como uma forma de oxigenação de sua própria gestão estratégica, inclusive ambiental. Esteve sempre comprometida com a melhoria da qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Em 177 anos, quando começou a fabricar lâmpadas incandescentes, a Philips implementa ao longo do tempo novos padrões de procedimento, elevando a tecnologia a novos níveis de conhecimento. Há 30 anos, preocupa-se com a responsabilidade socioambiental, desenvolvendo inúmeros projetos com o voluntariado e em escolas. O mundo pode assistir ao seu trajeto empresarial e empreendedor apresentando tecnologia e audácia nos segmentos de mercado aos quais se dedicou: ótico e eletro-eletrônico. A Philips abriu inúmeros caminhos em muitas áreas, entre outras, a televisão, aparelhos de raios-X, transistores, circuitos integrados e tecnologia ótica. A divisão de raios-X, mesmo tendo que assumir perdas financeiras, prosseguiu o trabalho no firme propósito de mostrar ao mundo a grande importância que ela representava no diagnóstico por raios-X, no incessante combate à tuberculose. A Philips , como membro do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável ( World Business Council Sustentainability Development - WBCSD), conhece o desafio que enfrenta em relação ao desenvolvimento sustentável demonstrando sempre atitudes proativas.
A missão da Philips deixa claro : " Melhorar a qualidade de vida das pessoas através da introdução, no tempo certo, de inovações tecnologicamente significativas ". As bibliografias repetem o slogan: " Sense and Simplicity ". A Philips, em 1998, desenvolve o programa EcoVision que estimula a eficiência energética e foca a composição química dos produtos por ela fabricados e, suas destinações finais. Daí o slogan fazwer sentido quando traduz a existência da criação pela demanda que baliza todos os altos investimentos da empresa, um caminho também para a sustentabilidade.
" A eficiência energética está no coração do negócio da Philips. Como líder mundial em iluminação, responde por 20% de toda a energia consumida no mundo. As linhas atuais de lâmpadas garantem 57% e 82% de economia em relação aos produtos de gerações anteriores. Descrevemos os principais projetos desenvolvidos pela Philips com alusões a sugestões verificadas noutras empresas de grande porte que à luz da Philips, surgiram procurando obter resultados favoráveis nos cenários social, ambiental e econômico. A Philips possui seis segmentos de mercado : sistemas médicos; aparelhos domésticos e cuidados pessoais; eletrônicos de consumo; semicondutores e oputras atividades. Os sistemas médicos continuarão avançando para manter sua liderança. As demais áreas, como a iluminação, contará com produtos de alto poder agregado. A inovação fica por conta dos LED's. A eletrônica de consumo tem uma grande parcela na comunicação com o cliente e em consequência, eficiência no uso de energia, diminuindo a emissão de gás car`^onicoi dos produtos, aumentando seu ciclo de vida útil e a necessidade de manutenação constante. São três os focos de atuação em Sustaimable Business: novos negócios sustentáveis; produtos ecológicos e produtos existentes. Segundo descrição em seu Relatório de Sustentabilidade em 2005, todas as fábricas da empresa devem obter o certificado ISO 14001 e criar sistemas de gerenciamento ambiental. A empresa também recomenda que todas as instalações não industriais da Philips possuam o certificado. A Philips vem incorporando a responsabilidade socioambiental em todos os seus produtos e processos, como uma estratégia de desenvolvimento sustentável. Entre eles, podemos citar : diminuição de peso dos produtos; menos uso de substânicas tóxicas; redução noi consumo de energia; reciclagem e descarte de embalagens. Para que os objetivos estratégicos fossem cumpridos, a identificação dos riscos críticos e potenciais e as soluções a serem adotadas são parte da governaça corporativa da Philips.
A Philips, em termos de rotulagem ambiental, entra com uma nova dimensão : o ecodesign. Famílias de produtos seguem os critérios definidos no ecodesign. Os produtos aprovados em uma área que apresentarem desempenho satisfatório noutro, serão considerados Greem Flagships ( Selos Verde). Equivalem a um atestado. O mercado mundial absorveu mais de 50 produtos com este atestado, em 2005, mais do que o dobro dos 21 lançados em 2004. A Philips tem hoje mais de 160 produtos ambientalmente responsáveis. Na avaliação do desempenho ambiental, a Philips elegeu três desafios centrais : eficiência energética; produtos químicos na fabricação de produtos e compromisso de desenvolver produtos que sejam recicláveis e permitam futuras atualizações. Nesse sentido, está focada na melhoria do desempenho ambiental por meio do Programa ECOVIDSION III. A avaliação do desempenho ambiental é feita através dos seguiintes indicadores:
1- MATERIAIS
Consumo total de materiais ( exceto água) / tipo;
Porcentagem de materiais usados que são resíduos externos à Organização;
2- ENERGIA
Uso direto de energia / fonte primária
Uso indireto de energia
3- ÁGUA
Uso total da água
4- BIODIVERSIDADE
Local e tamanho de terra pertencente ou gerenciada em regiões com rica biodiversidade
5-EMISSÕES, EFLUENTES E RESÍDUOS
Emissões de gases que provocam efeito estufa
Uso ou emissões de produtos que destroem a camada de ozônio
Outros tipos de emissão no ar
Volume total / tipo
Volume total / destino
Descargas significativas na água / tipo
Derrame significativo de produtos químicos e combustíveis
6-PRODUTOS E SERVIÇOS
Impactos significativos dos produtos e serviços principais
recuperáveis depois da vida útil.
7-CONFORMIDADE
Incidências e/ou multas por não-conformidades.
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