Resumo: Educação e Tecnologia
(Raimundo da Silva Santos Júnior(Juruti) – Especialista em Supervisão Educacional)
Resumo Crítico: Educação e Tecnologia
Autor: Raimundo da Silva
Santos Júnior(Juruti) – Especialista em Supervisão Educacional
Em: 21 de janeiro de 2009
O aprimoramento profissional do
professor é de suma importância para o desempenho do ato de educar. É
necessário que o professor enquanto profissional esteja sempre se atualizando
às adaptações e mudanças científico-tecnológicas, para que dessa forma
possa atender com qualidade um número cada vez maior de alunos.
Hoje não basta ler e escrever, é
necessário que o indivíduo aqui representado na figura do professor esteja
imbuído dos conhecimentos tecnológicos, um professor que não acompanha o
desenvolvimento tecnológico com certeza não será capaz de formar cidadãos em
condições de acompanhar tais avanços. As ferramentas tecnológicas não devem ser
utilizadas apenas para a otimização do trabalho nas fábricas, nos hospitais e
nos combates de guerra. Elas estão também à disposição da escola, e esta última
tem a grande incumbência de utilizá-la em prol da melhoria da sociedade além de
ensinar com competência sobre a utilização benéfica das mesmas.
A sociedade organiza-se e
reorganiza-se se adequando sempre a sua natural evolução. Foi assim que aconteceu
com a escrita que teve um papel de fundamental importância na construção da
sociedade letrada. Na sociedade do século XXI a tecnologia passa a assumir um
papel fundamental, principalmente no que se refere à velocidade em que ela
responde às necessidades de comunicação, transporte e descobertas científicas.
No entanto o professor precisa saber fazer uso das ferramentas tecnológicas,
explicitando suas finalidades no que se refere à melhoria da qualidade de vida
dos educandos. Caso não seja capaz de transmitir esse conhecimento, tais
ferramentas podem servir apenas para maximizar o índice do fracasso escolar,
pois, teremos um elevado número de alunos abandonando a escola para
entreterem-se nos jogos e brincadeiras oferecidas pelas máquinas.
O papel do professor, portanto, é
dar um sentido ao uso da tecnologia, produzir conhecimento com base a um
labirinto de possibilidades. “O computador trouxe novas situações de
aprendizagem que o professor deve gerenciar”, diz Silvia Fichmann, da Escola do
futuro da Universidade de São Paulo. É possível, por exemplo, estimular o
raciocínio lógico com jogos virtuais. Ou criar páginas na internet para a
garotada publicar seus textos. (ESCOLA, 2006,p.31).
O que a sociedade espera hoje é uma escola
capaz de formar cidadãos para um mundo globalizado, mais complexo, mais veloz e
mais competitivo.
Para que uma escola possa formar homens
e mulheres de bem, ela terá que estar munida de uma boa infra-estrutura e de
bons profissionais, professores comprometidos em contribuir de forma
significativa com a mudança.
Professores que saibam lidar com
todos os tipos de situações e que estejam preparados para receber alunos
advindos de realidades miseráveis, onde muitos apresentam quase zero de
perspectiva de vida. Para estes a educação é a única esperança de mudança de
seu quadro sócio-econômico, caso a escola esteja consciente de seu papel
emancipador tal mudança virá.
Uma das formas de a escola superar
suas dificuldades como agente transformador está na ação de seus professores,
no sentido de produzir educação de qualidade. (SAMPAIO,1999,p.18).
É relevante dizer que nunca seremos
completos de conhecimento seja ele de que área for. Como vivemos em um mundo em
constante evolução sempre o que sabemos hoje vai ser menos e/ou diferente do
que saberemos amanhã. O professor como educador nunca deve dar-se por
satisfeito no que diz respeito aos seus conhecimentos adquiridos em sua formação
acadêmica. É obrigação de ele estar sempre procurando novas formas de interagir
com seus alunos, atualizando seus conhecimentos.
O conceito da educação tecnológica
do professor não pode ser como qualquer outro fechado e acabado, pois, no
mundo, tudo está em constante transformação.
Em muitas escolas a prática
alfabetizadora continua se dando pelas antigas concepções de alfabetização,
aquela chamada de tradicional que é a forma mais mecânica no processo de alfabetização, aquela que faz com
que a sala de aula torne-se maçante e pouco proveitosa para os alunos.
Se o professor buscar uma forma mais dinâmica
de oferecer conhecimento para seus alunos, com certeza ele terá um maior
aproveitamento do que ele se propôs a fazer, mas isso só será possível se o
professor estiver atualizando-se e
aprimorando seus conhecimentos previamente adquiridos.
Ao trabalhar com os princípios da
Tecnologia Educacional,o professor estará criando condições para que o aluno,
em contato crítico com as tecnologias da/na escola, consiga lidar com as
tecnologias da sociedade sem ser por elas dominado.(SAMPAIO,1999,p.25).
Fazer parte dos novos tempos não
depende apenas dos equipamentos moderno
Resumos Relacionados
- ** O Professor E Seu Papel **
- O Papel Do Educador Na Introdução Da Informática Na Escola
- Era Digital Na Educação
- Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes
- A Indisciplina
|
|