Os Miseráveis
(Victor Hugo)
Nesta história de Victor Hugo, existem duas personagens centrais: um chama-se Jean Valjean, é um homem bom que tenta sobreviver numa França do início do Séc. XIX , devastada pela injustiça, pela prepotência, pela anarquia e, sobretudo pela fome. É um país que ainda não conseguiu pôr em prática os seus novos ideais de liberdade e fraternidade e, este homem destingue-se no meio de muitos, onde quer que resida. Por ter sido muito pobre e ter sofrido muitas injustiças, entende melhor que ninguém os pobres e os injustiçados e dá-lhes a mão, ouvindo-os e ajudando-os, independentemente de quem sejam. Ele é sempre o mesmo, em todas as circunstâncias em que a vida o encontra.
No outro extremo está Javert, um homem que respeita acima de tudo, a lei, punindo-se a ele próprio quando erra. Esse pulso de ferro, leva-o a não ter complacência com os que violam a lei, seja porque motivo for.
Estes dois homens, tão rectos nas suas convicções mas, tão diferentes nos seus princípios vão encontrar-se ao longo desta história, várias vezes e o "combate" é sempre brutal mas, de certa forma, honesto, porque cada um é fiel à forma como vê e encara a vida. É uma história bonita e comovente, onde Victor Hugo faz uma crítica violenta à política do seu país, que lhe valeu um exílio forçado longe da sua pátria tão amada.
Resumos Relacionados
- Os Trabalhadores Do Mar
- Os Miseráveis
- Os Miseráveis
- Os Miseráveis
- Os Miserables (les Miserables)
|
|