Sob as Cinzas do Tempo
(Carlos A. Bacceli)
Em um livro forte, coeso, com passagens surpreendentes, o espírito do Dr. Inácio Ferreira, Diretor Clínico do Sanatório espírita de Uberaba, nos apresenta vários relatos nos quais processos patológicos tratados por ele revestem-se de um componente espiritual de grande complexidade. No principal relato, que narra a difícil reencarnação do infame inquisidor, Tomás de Torquemada, os protagonistas se vêem às voltas com momentos de grande provação e emotividade. Psicografado pelo médium Carlos A. Bacelli, o livro é também um observatório da luta cotidiana de seus protagonistas para ajudar obsidiados, muitas das vezes tidos como irrecuperáveis. Mostra o preconceito que sofrem os seguidores da doutrina espírita, e, também as dúvidas com as quais eles se vêem às voltas, diante de assunto tão controversos como quando, por exemplo, o médico é procurado por um homossexual que suplica que ele o “cure”.
Responsável pela tortura e pela morte na fogueira de centenas de “hereges” na idade média, Torquemada, no plano espiritual, constrói uma sociedade de cegos servidores, resistindo obstinadamente à necessidade, imposta pela sua consciência, de resgatar suas infâmias através da reencarnação. Obsidiando o jovem Paulinho, filho de um casal de sitiantes da localidade conhecida como “Capão da Onça”, nos ermos de Minas Gerais, ocasiona que o mesmo, por conta de seus acessos psicóticos, venha a ser acolhido no Sanatório comandado pelo irreverente Dr. Inácio. Profundamente devotado a seus pacientes e à Doutrina, o médico acaba por se afeiçoar ao jovem, que mostra um caráter afável e humilde, e, juntamente com a médium Dona “Modesta” e seu braço direito, o enfermeiro-chefe Manoel Roberto, luta para que se restabeleça a sua saúde psíquica e espiritual, ao mesmo tempo em que o espírito do inquisidor, desgastado pelos séculos de resistência inútil à ordem Divina, venha a iniciar sua trajetória expiativa, dolorosa, mas necessária. Para que isso seja possível, o médico enfrentará a oposição da própria mãe do obsidiado, Dona Maria das Dores, católica fanática e desequilibrada, alvo da perseguição do espírito rebelado, que a identifica como sua cúmplice e também traidora, nos tempos da barbárie ocorrida na idade média. Contará, entretanto, com o apoio de expoentes do espiritismo no triângulo mineiro, como o querido médium Chico Xavier e Odilon Fernandes, eminente ativista da causa espírita. Mentores espirituais do porte de Bezerra de Menezes e Bittencourt Sampaio também se unirão à saga relatada pelo Dr. Inácio.
A leitura do texto requer nervos fortes, já que trata de problemas ocasionados por seres no atuam nos limites patológicos do comportamento humano. Apesar dessa característica, o aspecto mais leve fica por conta do ponto de vista do clínico, que desconhece preconceitos e ora lida com tremendas barbaridades com o ar “blasée” dos xerifes dos seriados norte-americanos, ora revela uma sensibilidade singela, principalmente quando em contato com os mais simples e ingênuos, como o jovem Paulinho e sua namorada Mariana, cujo papel será acolher o espírito do inquisidor como filho. Sua relação com Dona Querubina, uma mãe-de–santo pela qual o doutor nutre admiração e respeito também mostra o quanto o médico rejeitava idéias pré-concebidas.
Recomendado para quem deseja aprender mais sobre um mundo subterrâneo e inusitado, com que se defrontam os destemidos protagonistas dessa história de amor e redenção, o livro possui a marca dos textos doutrinários que, pelas suas características pedagógicas, fazem refletir sobre aspectos relativos às leis que regem o mundo espiritual, e pelas suas qualidades no campo da literatura prendem a atenção até a última linha.
Resumos Relacionados
- Violetas Na Janela
- Violetas Na Janela
- Nosso Lar
- "aconteceu Na Casa Espírita"
- Doutrina Espírita Para Prncipiantes
|
|