Mister B. Gone
(Clive Barker)
Mister B. Gone é a mais recente obra de Clive Barker, exímio contador de histórias no âmbito da ficção, fantasia e terror.
Depois de obras tão extensas como Imajica ou Galilee, o seu novo livro começa por nos espantar com a sua dimensão: apenas 256 páginas. É, por si só, um convite para o ler.
O convite à leitura que se segue, e nos é apresentado nas primeiras linhas do texto, é subversivo, e desperta a curiosidade a qualquer um: por favor, queime este livro.
Mister B. Gone é a história de Jakabok Botch, um demónio menor, dono de duas caudas e de horríveis queimaduras que o desfiguraram após ter caído de frente numa fogueira. Na sequência de uma disputa com o seu violento e abusivo pai, Pappy Gatmuss, vêem-se ambos pescados do Inferno para o Mundo Acima, a nossa realidade.
Durante a narrativa, Jakabok descreve-nos a sua viagem pela Terra, desde a fuga aos seus captores / "pescadores", o encontro com Quitoon - um demónio de maior poder, habituado à vivência no Mundo Acima e perseguidor de invenções - e a guerra travada para obter controlo sobre a invenção de Johannes Gutenberg.
Este novo conto do Clive Barker poderá desiludir alguns leitores, nomeadamente os que desconhecem o estilo de escrita deste autor, dado que interrompe inúmeras vezes o decurso da narrativa e dirige-se directamente ao leitor, suplicando-lhe, por vezes ordenando-lhe, que queime o livro; o próprio livro que está a ler. Chega mesmo a ameaçar o leitor, incutindo-lhe a noção que o que tem em mãos não se trata de um livro, mas sim da materialização do mal, e toda a sua vida será desfeita perante os seus olhos.
Em conclusão, é o regresso à escrita de terror / horror para adultos do mestre Clive Barker, após alguns anos dedicados à série Abarat, tão antecipada pelos fãs que o conheceram e continuam a vibrar com os Livros de Sangue (Books of Blood), e que não desapontará os seus seguidores mais fiéis.
Resumos Relacionados
- Poesia Das Capitais
- As Crônicas De Nárnia
- Os Novos Robôs
- Uma História Da Leitura
- Fantasmas Do Século Xx
|
|