O Tigre e a Neve
()
Neste filme, o surrealismo fantástico do cinema italiano se faz presente com toda a sua pujança.
Gostaria de ressaltar que na verdade, o tigre, é neve, pois é poeta e grande divagador. A neve, Vittoria, veste um manto/fortaleza de tigre. É precisa. Pontual. Objetiva. Pés no chão. Assessorando ao poeta iraquiano, Fuad.
Attilio (Benigni), é um bardo alegre e doidivanas, porém, um pai mui estremoso.
Um D. Juan disfarçado numa figura patética, mas, é inteligente. Sensível e amante das coisas do mundo. Prá ele, não existe o difícil. Tudo pode e deve ser transposto.
No começo de 2003, Attilio, se vê compungido a crescer na marra quando recebe o telefonema de Fuad, dizendo que Vittoria, sofrera graves ferimentos causados pelo ataque americano a Bagdá.
Abandonando a Itália. Suas filhas. Seu emprego na universidade, vai para o escaldante país árabe, tentando salvar a sua amada e acaba se metendo em peripécias mil, em busca do medicamento que cure a luz dos seus olhos (Vittoria).
Toques Fellinianos pipocam na telona: um camelo voluntarioso que não quer ser montado, mas, seguí-lo; uma motocicleta carregadíssima de remédios que mais parece um carro alegórico e que quase o leva a prisão por parecer um verdadeiro homem bomba e mais....e mais...
"O céu de Bagdá, é o travesseiro do mundo e nele, os anjos sorriem estrêlas".
Na terra, os homens pequenizam-se guerreando e arrotando arrogantes verdades, mas, os puros de coração e os verdadeiros amantes recebem as brisas quentes e reconfortantes do afago divino.
Seu amigo Fuad, não aguentando os horrores da mortandade, dá fim à propria vida.
A torre de Babel d'outrora manifesta-se imperiosa e não há mais consenso e bom senso. Só raiva e desconfiança.
A película termina com Attilio sem querer se entregando com o habitual beijo de Bagdá e Vittoria descortinando o seu pingente enlaçando o pescoço do poeta. Ah,...! Fora, ele, o seu salvador na guerra.
Nem tudo é perfeito. Nem os poetas. Nem os amores e nem a vida, mas, que vale a pena vivê-la...ah...isso vale!
Resumos Relacionados
- O Homem Que Calculava
- The White Devil
- Sonho De Poeta
- A Maldição Das Inscrições Na Pedra Da Gávea
- Angels And Demons
|
|