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A função da leitura
(Texto de Maria da Glória Bordini)

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A FUNÇÂO DA LEITURA
                         A sociedade contemporânea pode ser caracterizada por uma prática consumista cada vez mais acentuada por parte dos individuos.Consomem-se não só bens materiais,mas ideias valores e comportamentos.A globalização da vida corre o risco de ser na verdade a perda da identidade do ser.
                         A massificação e a alineação dos indivíduos são produtos necessários a essa prática.São produtos desejados e buscados de um processo cada vez mais envolvente,que se serve de maneira eficiente e eficaz dos modernos meios de comunicação,colocando-nos diante de um grande paradoxo:quanto mais nos submetemos à influência desses meios de comunicação -que supostamente deveriam nos tornar mais esclarecidos diante da realidade- mias impotentes nos tornamos para reagir a essa situação de dependência e dominação e a ela então nos entregamos passiva e pacificamente.Nesse caso a linguagem deixa de ser um elemento de comunicação de interação de dois sujeito para se tornar um instrumento de poder (e dominação),a serviço de interesses alheios.
                          Para reverter essa situação é necessário que o individuo se "aposse da palavra"-na expressão de Elvira França(1984),isso só é possível apartir do momento em que o sujeito é capaz de desvelar os sentidos de um texto( escrito,falado,de imagem),compreendendo as intenções subjacente a ela,ou seja ,é capaz de ler além do texto .Nesse caso a palavra deixa de ser instrumento de dominação para se transformar em instrumento de libertação do homem ,possibilitando a partir da reflexão que ele se torne sujeito de uma história .Essa acreditamos ser a função principal da literatura no mundo de hoje.É para isso que Vânia Resende nos chama a atenção quando diz que:
                           "aleitura pode ter duas funções distintas e opostas.A primeira,alineadora,
                            quando fornece ingredientes que alimentam o mundo de aspirações ilusó-
                             rias,desvinculadas de qualquer intenção questionadora.Uma segunda,refle-
                             xiva ,que desperta no leitor reações face ao que a obra contém e a tudo que 
                             ela revive e evoca fora do sujeito."  (Resende.1985:52)
                             Vista desse modo a leitura assume função crítica e social muito importante,dando ao homem direito a opção,a um posicionamento próprio diante da realidade.E a medida que revela ao leitor esse mundo ,desenvolvendo nele maior consciência individual e social,a leitura está agindo no sentido da humanização desse individuo ,ampliando a sua capacidade de pensar ,sentir e interagir nas relações sociais de seu tempo.
                             Um dos principais objetivo da escola de hoje é a instrumentalização do aluno para que ele possa ter acesso ao acervo científico-cultural da humanidade.Todo o conhecimento científico ,toda a produção artísticos-cultural dos homens está de alguma forma registrada à espera de um leitor.Através da leitura um universo inesgotável de emoções e informações  se abre diante do leitor.
                             A leitura deve ser a mediadora entre o leitor e o mundo para que a partir dela ele posa redimencionar  valores e vislumbrar novos horizontes para si e para a sociedade (Resende.1985:52).    
                              A escola tem,um compromisso maior ,que é propiciar ao sujeito o desenvolvimento da sua capacidade de leitura do mundo.Assim,uma educação que se queira libertadora ,humanizante e transformadora  passa necessariamente pelo caminho da leitura .Da mesma forma ,na organização de uma sociedade mais justa e mais democrática ,que vise a ampliar as oportunidades de acesso ao saber,não se pode desconhecer a importante contribuição política da leitura.
                              A literatura infantil é também ludismo,é fantasia,é questionamento,e dessa forma consegue a ajudar a encontrar respostas para as inúmeras indagações do mundo infantil,enriquecendo no leitor a capacidade de percepção das coisas.
                              Como podemos perceber, a criança e a literatura infantil compartilham da mesma natureza -ambas são lúdicas ,mágicas e questionadoras - e essas afinidades fazem com que seja a literatura infantil o mais poderoso aliado do profesor e da criança pela vida afora,na busca da compreensão do mundo e do ser humano.Lucia Lins B. Rego(1988),nos mostra ainda que há uma relação muito estreita entre a convivência com o texto literário pela criança da pré -escola e o seu êxito no aprendizado da leitura e da escrita na fase posterior.Justifica-se dizendo que o texto escrito e o texto oral possuem característica distintas,e a criança que exercita-o primeiro terá mais facilidade para produzir seus próprios textos atendendo as exigências da lingua escrita-padrão,ou se utilizando da lingua de forma lúdica ou artística.
                                  Concluímos afirmando com Maria da Glória Bordini:
                                  "Considerando a natureza da literatura,pode-se afirmar que,se o professor está comprometido com uma proposta transformadora de educação,ele encontra no material literário o recurso mais favorável à consecução de seus objetivos".(Bordini,1985).
                                                                              Texto de Maria da Glória Bordini.  



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