BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Henri WALLON -Acomplexa dinâmica do desenvolvimento infantil.
(GALVÃO; Ines. Henri Wallon : Petrópolis; RJ:Vozes; 1996)

Publicidade
HENRY  WALLON:
                           Acomplexa dinâmica do desenvolvimento infantil.

      Ateoria de Wallon ainda é um desafio para muitos escolas, pais e professores .Sua obra faz uma resistência contumaz aos métodos pedagógicos tradicionais. Numa época de crises ,guerras ,separações e individualismo como a nossa,não seria melhor começar a pôr em prática nas  escolas ideias mais humanistas ,que valorizem desde cedo a importância das emoções . "O individuo é social não como resultado de circunstâncias externas ,mas em virtude de uma necessidade interna."
               
       Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança  mas também suas  emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias  em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade,o movimento,a inteligência e a formação do eu como pessoa . 
       
        Os fatores orgânicos são os responsáveis pela seqüencia fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento ,todavia ,não garantem uma homogeneidade no seu tempo de duração . Podem ter seus efeitos amplamente transformados pelas circunstância sociais  nas quais se insere cada existência individual e mesmo por deliberações  voluntárias do sujeito . Por isso a duração de cada estágio e as idades a que correspondem são referências relativas e variáveis, em  dependência de característica individuais e das condições de existência.

           Mais determinante no inicio, o biológico  vai,progressivamente,cedendo espaço de determinação ao social. Desde a aquisição de habilidades motoras básicas, como a preenção e a  marcha a  influ~encia do meio social  torna-se muito mais decisiva  na  aquisição de condutas psicológicas  superiores , como ainteligência  simbólica . É a cultura e a linguagem  que fornecem ao pensamento os instrumentos para a sua evolução . O simples amadurecimento do sistema  nervoso não garante o desenvolvimento de habilidades intelectuais mais complexas . Para que se desenvolvam, precisam interagir com "alimento cultural",isto é ,linguagem e conhecimento .

            A determinação que se estabelece entre as condutas da criança e os recursos de seu meio imprimem um  caráter de extrema relatividade ao processo de desenvolvimento ,pois  este é permeável  às influências do ambiente e da cultura,e tem ritmo e dinâmica  próprios ,resultantes da atuação de princípios funcionais que agem como uma espécie de leis constantes.
                                                                             GALVÃO,Inez. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis,RJ: Vozes,1996.



Resumos Relacionados


- Henri Wallon: Uma Concepção Dialética Do Desenvolvimento Infantil

- Henri Wallon: Uma Concepção Dialética Do Desenvolvimento Infantil

- A Teoria Psicogenética De Henri Wallon

- Proposições De Wallon Para O Estudo Do Psiquismo Humano

- A PsicogenÉtica De Wallon E A EducaÇÃo Infantil



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia