Henri WALLON -Acomplexa dinâmica do desenvolvimento infantil.
(GALVÃO; Ines. Henri Wallon : Petrópolis; RJ:Vozes; 1996)
HENRY WALLON:
Acomplexa dinâmica do desenvolvimento infantil.
Ateoria de Wallon ainda é um desafio para muitos escolas, pais e professores .Sua obra faz uma resistência contumaz aos métodos pedagógicos tradicionais. Numa época de crises ,guerras ,separações e individualismo como a nossa,não seria melhor começar a pôr em prática nas escolas ideias mais humanistas ,que valorizem desde cedo a importância das emoções . "O individuo é social não como resultado de circunstâncias externas ,mas em virtude de uma necessidade interna."
Wallon foi o primeiro a levar não só o corpo da criança mas também suas emoções para dentro da sala de aula. Fundamentou suas ideias em quatro elementos básicos que se comunicam o tempo todo: a afetividade,o movimento,a inteligência e a formação do eu como pessoa .
Os fatores orgânicos são os responsáveis pela seqüencia fixa que se verifica entre os estágios do desenvolvimento ,todavia ,não garantem uma homogeneidade no seu tempo de duração . Podem ter seus efeitos amplamente transformados pelas circunstância sociais nas quais se insere cada existência individual e mesmo por deliberações voluntárias do sujeito . Por isso a duração de cada estágio e as idades a que correspondem são referências relativas e variáveis, em dependência de característica individuais e das condições de existência.
Mais determinante no inicio, o biológico vai,progressivamente,cedendo espaço de determinação ao social. Desde a aquisição de habilidades motoras básicas, como a preenção e a marcha a influ~encia do meio social torna-se muito mais decisiva na aquisição de condutas psicológicas superiores , como ainteligência simbólica . É a cultura e a linguagem que fornecem ao pensamento os instrumentos para a sua evolução . O simples amadurecimento do sistema nervoso não garante o desenvolvimento de habilidades intelectuais mais complexas . Para que se desenvolvam, precisam interagir com "alimento cultural",isto é ,linguagem e conhecimento .
A determinação que se estabelece entre as condutas da criança e os recursos de seu meio imprimem um caráter de extrema relatividade ao processo de desenvolvimento ,pois este é permeável às influências do ambiente e da cultura,e tem ritmo e dinâmica próprios ,resultantes da atuação de princípios funcionais que agem como uma espécie de leis constantes.
GALVÃO,Inez. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis,RJ: Vozes,1996.
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