PRODUTO EM TERMOS DE MARKETING
por Sreeram
Produto é pacote de satisfações que um cliente compra. Representa uma solução para um problema do consumidor. É neste contexto que a definição de marketing do produto é mais do que simplesmente compreende o produtor. Como apresenta Peter Drucker, portanto se o produto não é comprado ou consumido, ele permanece como sendo material rústico ou, na melhor das opções, intermediário.
Para diferenciar seu produto dos outros, a empresa lhe dá um nome (marca), o embala, adiciona características como exterior laminado, um calço, ou receptor de água na porta do refrigerador, utiliza cores para oferecer um apelo estético arrojado e agradável. Fazendo isto, tudo o que a empresa procura é diferenciar seu produto dos outros. Mas, como a rivalidade das indústrias internacionais se intensifica, a diferenciação na base dos produtos formais inexiste. Considere o exemplo dos ventiladores de teto, hoje em dia, não há diferença alguma entre os ventiladores vendidos por Crompton, Jay Engineering, Khaitan, etc. Todos parecem iguais em termos de desempenho, estilo, cores, etc.
Além disso, todos possuem garantias idênticas dificultando a tarefa do marketing.
É aqui que o responsável pelo marketing procura por diferenciais possíveis. Quando a tecnologia não oferece apenas um, e se torna uma guerra de promoção e preço, o marketeiro olha para os benefícios intangíveis. Benefícios intangíveis são serviços como assistência pós-venda, serviços de entrega e instalação, auxílio aos consumidores na compra através de um preço tentador e a criatividade estratégica do marketeiro para perceber isto.
Estes componentes intangíveis do produto juntamente com os componentes de fábrica, são chamado de produtos maximizados. Levitt acredita que a competição no futuro será o produto maximizado. O marketeiro continua expandindo o componente e o serviço, assim aumentando o valor do produto.
Nem todos os clientes de todos os produtos sob todas as circunstâncias são atraídos por este processo de continuidade na melhoria do valor. Eles podem preferir comprar um produto barato a um produto maximizado. Alguns consumidores podem não estar preparados para utilizar serviços extras oferecidos pelo marketeiro.
Porém, existe uma ironia no marketing de que quanto mais elucidados os consumidores ficam com o produto (através do marketing de ensinar o uso do produto) mais vulnerável a perdê-los fica a empresa. E aí é precisamente quando o cliente compra pelo preço.
Neste ponto, faz sentido embarcar em programas sistemáticos de benefício ao cliente e daí em diante, manutenção de clientes, e maximização do produto. A empresa deve também empreender programas de redução de custo, para assim poder competir na linha de preço também. De acordo com Levitt, o produto maximizado é uma condição para a maturidade do marketing, ou para uma experiência relativa, ou uma clientela sofisticada.
O produto potencial consiste em tudo que possa ser feito para atrair e manter os clientes. Estas ofertas diferem de um marketing para outro por causa de variadas condições econômicas e competitivas. A diretriz em desenvolver ofertas é a primeira meta de qualquer empresa – reter a vantagem competitiva. Deste modo, o produto é o conceito integral que o consumidor adquire, visto que a competição se intensifica, o marketing se abre, melhoramos nossa rede de telecomunicação e informação, e há mais televisões nas famílias indianas, as empresas terão que reavaliar seus conceitos de produto. Pois um importante fato para manter em mente é que esses conceitos vivem mudando enquanto consumidores se tornam mais atentos e sofisticados.
“Sreeram” é o pseudônimo do escritor do texto acima. Seu nome no campo profissional é V. Sree Rama Rao, B.E (Mech). MIMA, M.I.E é uma consultoria em negócios técno-comerciais, com sua sede em Mumbai, a capital financeira da India. Ele pode ser contatado no email:
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