O Judas em Sábado de Aleluia
(Martins Pena)
È uma comédia de costumes, escrita no final do século XIX, uma comédia de costumes.O Autor zomba dos costumes sociais do Rio de Janeiro, faz fortes críticas à sociedade hipócrita que semeia visões distorcidas daquilo que é em sua interioridade podre . Temos os seguintes personagens JOSÉ PIMENTA, cabo-de-esquadra da Guarda Nacional ,CHIQUINHA ,MARICOTA e suas filhas
LULU (10 anos) ,FAUSTINO, empregado público ,AMBRÓSIO, capitão da Guarda Nacional
ANTÔNIO DOMINGOS, velho, negociante ,Meninos e moleques.A História contada passa-se na casa de Pimenta, cabo da guarda-nacional e pai de Maricota e Chiquinha. Estas duas moças, principalmente, Maricota sonham com o casamento. Sonho e desejo comum das jovens solteiras do século XIX. Para isso, resolveu namorar a tantos quanto pudesse.Chiquinha possuía uma atitude mais sôfrega.Faustino começa à frequentar a casa para ter com Maricota. Faustino lamentoso, questiona o amor de Maricota por ele e afirma a infelicidade que habita a sua alma inquieta. Maricota diz que o ama. De repente chega o capitão da Guarda Nacional, que é um dos pretensos namorados de Maricota. Faustino assume o disfarce de Judas, que alguns meninos preparam para o Sábado de Aleluia. Portanto, este escuta a fala de Maricota com o capitão. Em seguida, chega ainda o pai de Maricota. Esta corre. Pimenta, o pai das duas donzelas, fica a tratar de negócios com o capitão. Conver sobre a situação de indisciplina que anda a Guarda Nacional. Faustino disfarçado de Judas de aleluia escuta a conversa. Chiquinha é apaixonada por Faustino. O pai faz um negócio escuso com Antonio e temem por isso . Faustino absorve todas estas informações pois esta escondido na casa . Os dois homens temem ser descobertos pela polícia. Isso propiciaria um destino infausto. Faustino, deitado, ensaia uma voz que parece ser da polícia. Os dois encolhem-se de medo. Quando à porta bate o capitão. Pimenta e Antônio se atarantam. Finalmente, os três ficam juntos e entendem que algo misterioso se passava na casa.
Os meninos que preparavam o Judas entram na sala para malharem-no. Faustino corre. Os presentes à sala se assustam com o espantalho que toma vida. Todos correm. Uns se escondem embaixo da mesa; outro sobe num móvel; outros ainda rolam no chão. Chiquinha não se altera por saber a identidade do espantalho Judas. De repente Faustino volta ao interior da casa ameaçado por algumas crianças que encontra na rua. Temendo a própria vida volta para ter com os que jaziam espantados .
Começa a partir daí a vingança de Faustino. Este se põe no meio daqueles que dantes estavam espantados. O capitão, Antônio, Pimenta e Maricota ameaçam Faustino, mas ele se vinga de cada um dos personagens. As suas intenções são manifestadas: Maricota se casa com Antônio. Ao cabo, Faustino beija o rosto de Pimenta, realizando o ato de Judas, o discípulo de Jesus, que o traiu com um beijo na face, com ironia pede a mão de Chiquinha em casamento.
Resumos Relacionados
- Boi De Mamão
- Conjuração Do Rio De Janeiro
- Www.fique-rico.com
- As Mulheres Do Meu Pai
- O Evangelho Proíbido De Judas
|
|