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O Espaço Geográfico - Ensino e Representação
(Rosangela Doin de Almeida; Elsa Yasuko Passini)

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Primeiramente, ao ler a introdução do livro, fica claro que as autoras se preocupam com o processo de ensino-aprendizagem relacionado à compreensão do espaço pelos alunos, como podemos verificar neste trecho:

“As crianças nem sempre compreendem os conceitos espaciais usados pelos adultos.” (pág. 9).

Para facilitar esta compreensão, as autoras sugerem três pontos básicos de discussão, que tratam da importância do trabalho escolar sobre o espaço e sua representação. O primeiro ponto se relaciona ao conhecimento espacial adquirido ao longo do desenvolvimento da criança. O segundo nos alerta sobre os conhecimentos do espaço relacionados ao contexto sócio-cultural da sociedade e, o terceiro, salienta a importância do domínio desses espaços e seu aprendizado desenvolvido na escola.

Estes três pontos são de grande importância na elaboração de alternativas que dinamizem o aprendizado dos alunos, transmitindo-lhes meios de compreender o espaço através de conceitos geográficos. É muito interessante quando as autoras reconhecem a necessidade de compreensão partindo dos espaços próximos para os distantes. Desta
forma, o aluno entenderá de maneira mais clara a localização dos espaços estudados e suas formas de representação. Existem diversos modos de conduzir os alunos ao desenvolvimento de tais habilidades. Uma das alternativas que as autoras sugerem é a leitura de mapas. Antes de detalhar sobre o assunto em questão, é necessário ressaltar que em um dos trechos do livro as autoras escrevem sobre um tema interessante: o do papel da escola na vida humana.

O trecho é o seguinte: “Vai-se à escola para aprender a ler e a contar; e – por que não?-, também para ler mapas.” (pág. 15) Esta afirmação tenta justificar as falhas no ensino pelo privilégio que este fornece a outros aprendizados, senão o da leitura de mapas na formação pessoal e profissional do aluno. Por se tratar da área de educação, o livro analisado poderia aprofundar um pouco mais além da ciência geográfica, comentando sobre a importância do mapa para outras disciplinas presentes no contexto escolar de 1º grau. Este estudo sobre a relação interdisciplinar em que o espaço pode ser um dos elos, poderá criar nos alunos um interesse pelo conhecimento e compreensão deste objeto de estudo, o qual estaria inserido em outras ciências do conhecimento.

Saber lidar com assuntos de outras disciplinas que se relacionam à
geografia, mas que se relacionam também entre elas mesmas, é imprescindível para desenvolvermos um bom trabalho na escola. Devemos ter cuidado em não designar um papel tão pequeno às nossas escolas, que são os de ensinar a ler e contar, como escrito pelas autoras, desprezando a possibilidade do ensino interdisciplinar.



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