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Capitalismo X Humanismo: aspirações entre o ser e o ter (parte IV)
(Márcia Elizabeti Machado de Lima e Renata Maria de Sousa)

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                                           2.2-  Natureza e Personalidade de Madalena 
 
        Conforme apresentamos em resumo, a personagem Madalena é o oposto de seu marido Paulo Honorio, pois é movida não pela ambição e sim por princípios humanistas, ou seja, sua ótica de mundo é outra, e assim  regula e  media  suas relaçãoes sociais e conjugal.
        A desarmonia da natureza  e personalidade de Madalena e Paulo Honorio é visível. Então, ela na obra assume a postura de representante e defensora de uma  classe social, o proletariado, em contraste à visão ideológica do marido, que se encontra vinculado à posse.“Marx ensinava que o luxo é tanto um mal como miséria,e que nosso ideal deve consistir em ser muito, e não ter muito.(menciono aqui o verdadeiro Marx, o humanista radical, e não falsificação vulgar apresentada pelo comunismo soviético).”(1976:35).
        Com Madalena acontece diferente,porque nela o ter se eximiu cedendo lugar ao ser como afirma Marx que o ideal é ser muito e ter pouco. Madalena tem sua personalidade lapidada por principios humanistas,sua luta e seu confronto ideológico com Paulo Honório se dá porque ela busca incessantemente lutar contra as forças que multilam o homem e sua integridade e acaba por resultar em pronfunda alienação, na miséria e na baixa condição enquanto ser social.
        E é na perpesctiva de Fromm que Madalena se insere: “O individuo forte é aquele que possui verdadeiramente, nobreza, grandeza de alma, que nao dá para poder sobressair por sua delicadeza; progilidade como tipo de verdadeira delicadeza, tendo como premissa a riqueza pessoal.”(1976:112)
        Desta forma o caráter expecional de Paulo Honorio, entre outras coisas, expressa-se na complexa integração dos valores capitalistas que formam e definem sua personalidade que se move por uma sede de lucro e de domínio que permanecem em si e na sua mentalidade de ser social.
        Notemos que, a ligação com a posse acaba por excluir o ser e legitimar o ter. E Madalena se opõe radicalmente ao mundo alienado do marido, buscando um sentido para a vida, a verdadeira realização humana, na fraternidade e na solidariedade.
 



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