Alguns Comportamentos Gênicos Não Previstos Por Mendel
(J. Laurence)
Diz-se que há pleiotropia quando um mesmo par de genes determina a um só tempo a manifestação de dois ou mais caracteres hereditários no individuo.
São considerados como genes letais os genes cujas atuações condiciona um caráter que mais cedo ou mais tarde provoca a morte do individuo. Alguns genes letais são recessivos, outros dominantes. A expressividade de alguns determina a morte ainda durante o desenvolvimento embrionário. Em outros casos, a manifestação dos genes ocorre em idades avançadas, como acontece com a coréia de Huntington.
Um gene é chamado subletal quando a sua manifestação ocasiona a morte de alguns de seus portadores, mas não de todos. Isso ocorre porque o gene revela sua expressividade reduzida em alguns casos. Assim se justifica um fenótipo “ atenuado” compatível com a sobrevivência e alguns indivíduos. Logo, os genes letais provocam sempre a morte dos seus portadores, enquanto subletais, nem sempre.
Os alelos múltiplos ou polialelia caracterizam a diversidade de genes de um mesmo lócus, em conseqüência de mutações sucessivas. A cor da pelagem dos coelhos e grupos sanguíneos humanos dos sistema ABO constituem exemplos.
Resumos Relacionados
- Hereditariedade Humana
- Genes Alelos, Monoibridismo, Cartas GenealÓgicas, 1° Lei De Mendel
- Genética
- Grupos Sanguíneos
- A Genética De Mendel
|
|