A Interação Gênica
(J. Laurence)
Na interação gênica, genes de um par agem de uma forma combinadamente com genes de outro par _ ou de outros pares; a fim de condicionar um determinado fenótipo. Esse fenômeno é também conhecido como polimeria.
Na polimeria de genes complementares, o fenótipo depende da “combinação” que se forma entre os genes dominantes e recessivos dos genes que interagem. É o caso da crista das galinhas por exemple.
Na interação com epistasia, um gene de determinado par pode inibir a ação de genes de outro par não alelo. O gene inibidor é chamado epistático. O gene inibido é chamado hipostático. Isso ocorre, por exemplo, com a transmissão da cor da plumagem em galinhas Leghorn.
A herança quantitativa é um caso de polimeria de genes cumulativos. Aqui, cada gene atuante dá a sua “contribuição” para acentuar a expressividade do caráter em foco. É o que ocorre com a herança da cor da pele humana. Não importa quais são os genes atuantes no genótipo, mas sim quantos genes atuantes estão no genótipo. Os genes têm, portanto, valor quantitativo e não qualitativo.
Resumos Relacionados
- Hereditariedade Humana
- A Genética De Mendel
- Genética Por Gregor Mendel
- Hereditariedade
- Males Da Evolução
|
|