Regresso ao Admirável Mundo Novo
(Aldous Huxley.)
Aldous Huxley faz uma nova análise do mundo complementando "Admirável Mundo Novo", ele desabafa dizendo que talvez esse futuro esteja mais proximo do que ele achava. O livro é dividido em 12 "lições/fatores":
1- Superpopulação: Mostra que o controle de natalidade precisa de coolaboração do povo e que o povo não tem conhecimento para esse controle dar totalmente certo.
Explica que a superpopulação junto a escasseis de recursos minerais podem criar uma onda de caos entre as massas, essa onda seria combatida pelo governo de forma ditatorial e depois se instalaria permanentemente no país. Erra quando diz que a falta de exportação de alimentos da África para a Europa poderia criar instabilidade.
2- Quantidade, qualidade, moralidade: Na sociedade industrial a medicina consegue fazer pessoas que normalmente iriam morrer na natureza sobreviverem e se reproduzirem, passando seu gen adiante para cada vez mais pessoas. Essa imperfeição pode ir de um problema pequeno, como falta de atenção, à um problema marcante, como síndrome de Dawn.
3- Super-organização: Mostra que o lobo é mais parecido com a persolinalidade humana do que a formiga, porque o homem vive em bandos mais pode se desprender desse bando caso queira. Mostra ainda que viver para a sociedade vai contra a individualidade humana, e que podem existir "ditaduras sem ditadores", em que os costumes são completamentes modificados e a propia população "fiscaliza" uns aos outros.
4- Propaganda numa sociedade democrática: Dividde as propagandas em racionais e irracionais, sendo que as ultimas existem para vender um produto. Ensina que a publicidade tanto pode ser usada para o bem quanto para o mal.
5- Propaganda numa ditadura: A propaganda é uma grande ferramenta de controle de qualquer ditador. Depois descreve algumas técnicas que o Hitler usava para manipular os outros alemãs, tais como a repetição ed Goebbels, a força com que ele negava qualquer idéia que fosse diferente da filosofia nazista e a preferência dele em falar para multidões porque nelas não existe mais individualidade e consciência critica.
6- A arte de vender: Explica que as propagandas não vendem produtos, elas vendem esperanças. Uma propaganda de carro não tem como objetivo vender o carro, mas a esperança de um item que dê status.
7- Lavagem cerebral: Perídodos longos de tensão podem aumentar a sugestabilidade além de causarem problemas psicológicos. Tambem fala que qualquer pessoa pode sofrer lavagem cerebral se sofrer no uso sistemático de violência enquanto é manipulada.
8- Persuação química: Depois de pesquisar numa lista de remédios mostra que o soma já foi parcialmente inventado, porque existem drogas baratas que produzem os mesmos efeitos dele. Os efeitos e as drogas: Tranquilizante (cloropromagina), as visões (LSD), estimulante (deaner), facilitação da sugestabilidade (pentotal).
9- Persuação subconsciente: As mensagens subliminares certamente seriam usadas em uma ditadura totalitária, depois confessa que se pudesse reescrever o Admirável Mundo Novo com certeza colocaria esse conceito de mensagem subliminar no arsenal do ditador.
10- Hipnopédia: Mostra que a hipnopédia realmente funciona e que as pessoas são divididas em três grandes grupos de sugestabilidade: 1/5 altamente sugestivas, 3/5 um pouco sugestivas, 1/5 só são sugestivas quando fatigadas ou drogadas. Estudos posteriores aprofundam um pouco mais a afirmação da veracidade da hipnopédia, foi analisado que a pessoa divide o sono em 5 fases e que a hipnopédia só funcionaria na primeira e segundo (sonolencia e sono leve respectivamente).
11- Educação para liberdade: A educação deve-se focar na tolerância, respeito a liberdade individual (intelectual , religiosa , cultural). Também é importante que a educação reforçe a idéia de questionar as informações recebidas com um olhar crítico da noticia/pesquisa/livro.
12- O que podemos fazer: O fechamento do livro Huxley aconselha quatro fatores que poderiam acabar/diminuir a ameaça de um Admirável Mundo Novo. Esse conselhos são:
* Distribuição de renda.
* Reimplantação de uma sociedade que as pessoas interagiam umas com as outras, evitando assim a alienação.
* Melhora dos sistemas educacionais.
* Proibição/boicote de qualquer método que diminua a individualidade.
Resumos Relacionados
- Admirável Mundo Novo
- Admirável Mundo Novo
- Admirável Mundo Novo
- Admirável Mundo Novo
- Admirável Mundo Novo
|
|