Norma e Forma
(Ernst H. Gombrich)
Ernst Gombrich nasceu em Vienna em 1909 e morreu em Londres, em 03 de novembro de 2001, aos 92 anos. Estudou no Theresianum e então no Segundo Instituto de História da Arte da Universidade de Vienna (1928-33). Em seguida, trabalhou como pesquisador assistente e colaborador com o curador e analista Freudiano Ernst Kris. Ingressou no Instituto Warburg em Londres, como pesquisador assistente em 1936. Durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou na BBC monitorando transmissões de rádio. Depois da guerra ele retornou ao Instituto Warburg, tornando-se seu diretor em 1959, e entre 1976 e 1990. Foi professor de História da Tradição Clássica na Universidade de Londres de 1959 a 1976.
O livro Norma e Forma é uma coletânea de ensaios de Ernest Gombrich sobre o Renascimento Italiano. Esse livro reúne ensaios que versam sobre problemas de estilo, patrocínio e gosto. Tratam do clima renascentista de opiniões sobre a arte, e da influência desse clima sobre a prática e a crítica de arte.
O objetivo do autor é comprovar que a criatividade do artista necessita de um certo clima para dar frutos.
O livro é composto por 11 ensaios e reúne 186 ilustrações. Seis ensaios são sobre formulações teóricas. Dois falam sobre questões de gosto, sendo que um deles aborda o tema do patrocínio. Três são sobre avaliações de normas.
Alguns tópicos do texto:
Concepção Renascentista de Progresso Artístico e questionamentos sobre a validade dessa concepção
A idéia de orogresso artístico, a institucionalização da Arte.
Idade Média X Renascimento ARTISTA-ARTESÃO X ARTISTA-MISSÃO.
As Diferentes Noções de Progresso: Renascença – organismo e suas potencialidades / Atualidade – máquina / perfeição.
Conseqüências da concepção de progresso artístico.
Itália (Florença) – Referência para as Artes.
História da Arte afetada pela concepção de progresso.
Algumas reflexões possíveis a partir do contato com o livro:
A crise de paradigmas da arte na contemporaneidade em relação à idéia de progresso artístico renascentista. Arranjo unidimensional versus Multiplicidades / Linearidade versus Não Linearidade /
Árvore versus Rizoma.
Resumos Relacionados
- Classicismo (1527-1580)
- Panorama Da Historia Da Arte
- Mário De Andrade
- Mário De Andrade
- Mário De Andrade - Biografia
|
|