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Luciene R. Vasconcelos explica o papel do comunicador em momentos de crise

 Luciene Ricciotti Vasconcelos, consultora em comunicação e marketing e autora do livro Planejamento de comunicação integrada – Manual de sobrevivência para as organizações do século XXI, em entrevista a Christina Lima e Gabriela Bittencourt , da Revista Comunicação 360º, explica como um bom plano de comunicação integrada pode dar as coorporaçoes chances de encarar o futuro incerto de maneira mais tranqüila durante este tempo de crise. Segundo ela, através do planejamento estratégico, o comunicador passa a conhecer profundamente o publico alvo de sua campanha, entende suas necessidades para, a partir daí, traçar os objetivos da comunicação, e usar, de forma estratégica e inteligente, suas ferramentas.

A verba do cliente, num momento de crise como o atual, precisa ser tratada com respeito pelo comunicador. Este deve demonstrar, através de avaliações precisas sobre o mercado, como e porque cada ferramenta proposta deve ser utilizada.

Segundo a consultora, os planejamento de comunicação e marketing estão vinculados entre si, portanto, planejamento de comunicação deve trabalhar junto com o marketing das empresas, para assim poder entender o problema e contribuir para a solução do mesmo. A comunicação é parte do marketing e um elemento importante na conquista de mercado, então cabe ao comunicador transformar-se com este mercado,elaborando soluções que garantam resultados.

Um planejamento de comunicação eficiente deve trazer um profundo conhecimento da situação enfrentada pela empresa, além de explorar bem, e de forma inteligente, cada uma das ferramentas de comunicação, Um bom planejamento de comunicação e a aplicação adequada do mesmo vence desafios de mercado e auxilia as empresas a crescerem aliando-se às transformações do tempo. 
Luciene Ricciotti Vasconcelos, consultora em comunicação e marketing e autora do livro Planejamento de comunicação integrada – Manual de sobrevivência para as organizações do século XXI, em entrevista a Christina Lima e Gabriela Bittencourt , da Revista Comunicação 360º, explica como um bom plano de comunicação integrada pode dar as coorporaçoes chances de encarar o futuro incerto de maneira mais tranqüila durante este tempo de crise. Segundo ela, através do planejamento estratégico, o comunicador passa a conhecer profundamente o publico alvo de sua campanha, entende suas necessidades para, a partir daí, traçar os objetivos da comunicação, e usar, de forma estratégica e inteligente, suas ferramentas.
A verba do cliente, num momento de crise como o atual, precisa ser tratada com respeito pelo comunicador. Este deve demonstrar, através de avaliações precisas sobre o mercado, como e porque cada ferramenta proposta deve ser utilizada.
Segundo a consultora, os planejamento de comunicação e marketing estão vinculados entre si, portanto, planejamento de comunicação deve trabalhar junto com o marketing das empresas, para assim poder entender o problema e contribuir para a solução do mesmo. A comunicação é parte do marketing e um elemento importante na conquista de mercado, então cabe ao comunicador transformar-se com este mercado,elaborando soluções que garantam resultados.
Um planejamento de comunicação eficiente deve trazer um profundo conhecimento da situação enfrentada pela empresa, além de explorar bem, e de forma inteligente, cada uma das ferramentas de comunicação, Um bom planejamento de comunicação e a aplicação adequada do mesmo vence desafios de mercado e auxilia as empresas a crescerem aliando-se às transformações do tempo. 
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