Liderança Organizacional
(Glenda Elisa Vendramin; Maria Eliza Fiore; iMaria José Ribeiro Cruz)
Um líder, além de ser um algum que possui sabedoria e um nível hierárquico superior, é também um profissional com conhecimentos técnicos e capacidade para promover o desenvolvimento das pessoas e criar a sua volta volta um ambiente onde, a comunicação, a coesão, a criatividade e o trabalho em equipe estão sempre presentes
O líder é um modelo sob todos os aspectos: social, espiritual e profissional. Seus atributos mais valiosos são integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas idéias, desde que não agrida pessoas, coesão, saber como aprender com as experiências e busca constante pela melhoria na comunicação interpessoal. Um líder gera junto ao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo gerando resultados superiores, pois sabe proporcionar um clima aberto e seguro para que as pessoas troquem idéias e experiências.
O líder do futuro não diz como fazer, ele sabe como perguntar. Desenvolve as pessoas com as quais trabalha, desenvolve habilidades para criar a sinergia de equipes, desenvolve capacidade para delegar responsabilidade e autoridade, e, acima de tudo, desenvolve métodos pelos quais as pessoas recebem sobre seu desempenho, tanto em termos profissionais-financeiros como em termos comportamentais (é o feedback).
Profundamente voltado para o aprendizado, o verdadeiro líder acredita em si mesmo, sem deixar de ser humilde, gosta do que faz e é voltado para o como ser/como desenvolver qualidade, caráter, mentalidade, valores, princípios e coragem. O líder do futuro é espontâneo, aprendeu a conhecer seus sentimentos e emoções e não tem receio de demonstrá-los, porem não o faz descontroladamente.
Também são características do novo líder, conhecer profundamente a empresa, promover altos níveis de lealdade com a organização e estimular o comportamento ético, alem de comunicar-se de forma persuasiva, comportar-se de modo íntegro.
Outras características fundamentais do novo líder são: ampliar a maneira de ver o mundo, de perceber a organização, seu negócio, a amplitude das fronteiras e adotar valores universais, enxergar além das fronteiras.
E tarefa do novo líder atuar como agente de mudança, levando as pessoas a pensarem em um futuro incerto e se prepararem para esse futuro. Esse líder concentra-se em desenvolver a iniciativa dos colaboradores (funcionários), apoiando suas idéias, ao invés de controlar o comportamento dos mesmos.
O papel do líder nos dias atuais e muito importante dentro de uma empresa pois, de sua atuação dependera a organização para manter-se competitiva e atuante no mercado frente às suas concorrentes. Porem, O sucesso de um líder é medido pelo resultado do grupo que dirige. Compete ao líder administrar as diversas faces existentes no grupo, ele deve perceber, trabalhar e adequar as vaidades e personalidades de cada indivíduo na organização, para que seu rendimento seja otimizado.
Um líder, além de ser um algum que possui sabedoria e um nível hierárquico superior, é também um profissional com conhecimentos técnicos e capacidade para promover o desenvolvimento das pessoas e criar a sua volta volta um ambiente onde, a comunicação, a coesão, a criatividade e o trabalho em equipe estão sempre presentes
Um líder, alem de executar suas funções e cumprir com as metas traçadas, ainda desenvolve as pessoas que estão ao seu lado nesse processo. O líder é um modelo sob todos os aspectos: social, espiritual e profissional. Seus atributos mais valiosos são integridade, inteligência, criatividade, coragem de expressar suas idéias, desde que não agrida pessoas, coesão, saber como aprender com as experiências e busca constante pela melhoria na comunicação interpessoal. Um líder gera junto ao seu grupo de trabalho, um ambiente progressivo gerando resultados superiores, pois sabe proporcionar um clima aberto e seguro para que as pessoas troquem idéias e experiências.
O líder do futuro não diz como fazer, ele sabe como perguntar. Desenvolve as pessoas com as quais trabalha, desenvolve habilidades para criar a sinergia de equipes, desenvolve capacidade para delegar responsabilidade e autoridade, e, acima de tudo, desenvolve métodos pelos quais as pessoas recebem sobre seu desempenho, tanto em termos profissionais-financeiros como em termos comportamentais (é o feedback).
Profundamente voltado para o aprendizado, o verdadeiro líder acredita em si mesmo, sem deixar de ser humilde, gosta do que faz e é voltado para o como ser/como desenvolver qualidade, caráter, mentalidade, valores, princípios e coragem. O líder do futuro é espontâneo, aprendeu a conhecer seus sentimentos e emoções e não tem receio de demonstrá-los, porem não o faz descontroladamente.
Também são características do novo líder, conhecer profundamente a empresa, promover altos níveis de lealdade com a organização e estimular o comportamento ético, alem de comunicar-se de forma persuasiva, comportar-se de modo íntegro.
Outras características fundamentais do novo líder são: ampliar a maneira de ver o mundo, de perceber a organização, seu negócio, a amplitude das fronteiras e adotar valores universais, enxergar além das fronteiras.
E tarefa do novo líder atuar como agente de mudança, levando as pessoas a pensarem em um futuro incerto e se prepararem para esse futuro. Esse líder concentra-se em desenvolver a iniciativa dos colaboradores (funcionários), apoiando suas idéias, ao invés de controlar o comportamento dos mesmos.
O papel do líder nos dias atuais e muito importante dentro de uma empresa pois, de sua atuação dependera a organização para manter-se competitiva e atuante no mercado frente às suas concorrentes. Porem, O sucesso de um líder é medido pelo resultado do grupo que dirige. Compete ao líder administrar as diversas faces existentes no grupo, ele deve perceber, trabalhar e adequar as vaidades e personalidades de cada indivíduo na organização, para que seu rendimento seja otimizado.
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