Como melhorar a memória
(Escola de Concursos)
Será que o Q.I. alto faz tenta diferença na hora de memorizar as coisas? Ou será que quem domina as técnicas de memorização leva vantagem sobre as outras pessoas?
Existem vários tipos de inteligência. Um artista pode possuir inteligência suficiente para as práticas artísticas. Porém, esse mesmo artista pode ser péssimo nas ciências exatas. Outros tipos de inteligência são: a lógica, a linguística, a corporal. Mas o importante não é ser apenas inteligente.
O fato é que as pessoas atualmente dão muita importância ao Q.I., porém o problema é que existem pessoas com alto Q.I. e não são felizes. Não possuem emoções bem desenvolvidas. A consequência disso são atitudes frias e dificuldades de se relacionar com outras pessoas.
Mas será que podemos nos tornar mais inteligentes através da prática? Claro que sim. O aprendizado e o estudo tornam as pessoas mais aptas a desenvolver raciocínios. O esforço e o interesse faz uma grande diferença, ou seja, se você resolver se tornar uma pessoa inteligente você será. Mas tenha prazer em adquirir conhecimentos, com isso tudo que você for memorizar vai se tornar mais fácil.
Como funciona o cérebro humano?
As pessoas que querem desenvolver sua capacidade de memorização devem dar mais atenção aos estudos sobre o cérebro humano.
O cérebro trabalha bem através de associações, ou seja, ligações entre os pensamentos. Tudo é interligado como uma teia de aranha. E para ir de uma lembrança à outra é preciso percorrer todo o caminho de interligação. Esse caminho é formado por neurônios.
As ligações entre os neurônios do cérebro são imitadas pelos computadores. Aliás, o nosso cérebro equivale a 4.000 bons computadores.
O cérebro é dividido em duas partes, cada uma responsável por um tipo de atividade. Essas partes são os chamados hemisférios. Entretanto uma característica geral do cérebro é que ele armazena as informações mais importantes.
A aprendizagem e o cérebro
O hemisfério esquerdo do cérebro é responsável pelo lado mais intuitivo, onde é trabalhada a música, a pintura, a criação.
O hemisfério direito é responsável pela racionalidade e pela lógica. Pessoas com o lado direito mais desenvolvido têm maior facilidade de trabalhar com números e fazer cálculos.
Procure saber qual o lado do seu cérebro é mais desenvolvido e utilize bem esse lado. Por exemplo, as pessoas com o lado esquerdo mais desenvolvido devem estudar fazendo musiquinhas, dando aulas, etc. As pessoas com o lado direito mais desenvolvido devem estudar criando esquemas lógicos, concatenando idéias.
Para desenvolver o lado direito
Escute música clássica, tente entender os detalhes dos sons
Comece a pintar, brinque com as cores e os desenhos.
Crie histórias ou desenhe locais ou informações através de imagens mentais
Para desenvolver o lado direito
Procure comprar livros e revistas sobre matemática ou sobre desafios que envolvam raciocínio lógico
Compre jogos e quebra-cabeças
Faça associações matemáticas com tudo ao seu redor, ou seja, procure contar muitas coisas.
Resumos Relacionados
- Dominância Cerebral
- Curso De Memorização - Parte 1
- Há T Dos Gauchers? (pourquoi Y A T-il Des Gauchers?)
- O Poder Do Subconsciente
- Inteligencia Emocional
|
|