Automóvel – Fusca, o mais vendido de todos os tempos
(Carlos Rossi?Mega Arquivo)
Automóvel – Fusca, o mais vendido de todos os tempos
Em 1959 a Volkswagen do Brasil lançou o popular fusquinha, que logo se tonaria o veículo mais vendido do país. Após 40 anos de produção, foi superado por outras marcas, saindo de linha em 1986, todavia, ele voltou em 1994, a pedido do então presidente Itamar Franco, mas não por muito tempo. O fusca surgiu pela primeira vez na Alemanha, há mais de 80 anos e causou enorme espanto ás pessoas da época. Seu idealizador, o professor Ferdinand Porche, construi primeiro 2 carros experimentais, um sedan e um conversível. Ele tinha em mente criar um carro que pudesse alcançar uma velocidade máxima de 100 km por hora e efrentar subidas de 30% de elevação e consumir 1 litro de combustível a cada 12,5 km, assim nascia o fusca, diferente de tudo o que havia na época. Frente arredondada, motor na parte traseira sem radiador e com refrigeração a ar, supensão que dispensava molas e o painel sem marcador de combustível. Os 3 primeiros fuscas foram construídos em 1935, na garagem da casa de Porche, em Stuttgart, Alemanha; 3 anos mais tarde iniciou-se um complexo industrial que acabaria tornando-se a mundialmente famosa Wolfsburg, matriz da Volkswagen mundial. A aceitação foi total: em maio de 1948, a fábrica já havia vendido aproximadamente 25 mil fusquinhas, determinando o seu sucesso. Em 1953 começaram a ser montadas as primeiras unidades de fusca no Brasil, nu pequeno armazém localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Todas as peças eram importadas da Alemanha e a exemplo do que ocorrera naquele país, muitos estranharam as formas do novo carro. Eduardo Andrea Matarazzo foi o primeiro comprador do fusca montado no Brasil em janeiro de 1959. Assumiu a liderança isolada de vendas em 1962 com um total de 31.014 unidades vendidas. Seus momentos de glória foram vividos de 1972 a 1974, quando foram comercializadas 23,4 mil unidades e 237,3 mil unidades respectivamente. O novo fusca com linhas futurísticas não tem nada de popular. O modelo antigo continuou sendo produzido no México e a frota mundial estava estimada em 1994 em 10 milhões de veículos. No Brasil estima-se uma frota de ainda pelo menos 2 milhões de fusquinhas, por isso, no dia 20 de janeiro temos o dia do fusca. Em 1957 iniciou-se a fabricação da Kombi. Até aquela data, o mercado brasileiro era abastecido somente por automéveis estrangeiros. A Volkswagen abriria a sua fábrica no km 23,5 da Via Anchieta, com 54% de nacionalização o fusca se tornou o carro-chefe da indústria automobilística brasileira. Em 1970 a fábrica passou por um momento difícil com um incêndio que destruiu quase totalmente as linhas de pintura e montagem, mas com a ajuda de seus funcionários e outras empresas, superou o incidente e voltou a crescer com grande projeção nacional e internacional.
Resumos Relacionados
- Uno Assume A Liderança De Vendas Em 2012
- Cronologia Do Automóvel
- Os Automóveis Que Mereciam Um Oscar
- Fiat 500
- Trepada Covarde
|
|