Os Simples
(Guerra Junqueiro)
Poeta maior da literatura portuguesa, Guerra Junqueiro foi deputado, escritor e poeta contemporâneo, etc., sendo entre nós o mais vivo representante de um romantismo social panfletário, influenciado por Vítor Hugo e Voltaire.
Nasceu em Freixo de Espada à Cinta a 17 de Setembro de 1850, sendo filho do abastado negociante e lavrador José António Junqueiro Júnior, e de D. Ana Guerra.
Desde muito novo começou a manifestar notável talento poético, e já em 1868 Luciano Cordeiro, no seu Livro de crítica, lhe registrava o nome entre os dos mais promissores da nova geração de poetas portugueses
Na fase final da sua vida, retira-se para a sua propriedade no Douro, assinalando-se então uma viragem na sua orientação poética, que se volta para a terra e para "Os Simples", como atestam as suas últimas obras: Pátria (1896), satírica, mas já de inspiração saudosista e panteísta; Os Simples (1892) - um hino de louvor à terra, de uma poesia que evoca a sua infância, impregnada de saudosismo, de recordações calmas e consoladoras e onde se sente uma grande ternura pela correspondente paisagem social; Oração ao Pão (1903) e Oração à Luz (1904), estas enveredando por trilhos metafísicos.
Morreu em Lisboa, em 7 de Julho de 1923, encontrando-se o seu túmulo no Panteão Nacional.
Do Poeta pode dizer-se que as suas poesias ajudaram a criar o ambiente revolucionário que conduzirá à República. Foi talvez o poeta mais popular da sua época, com uma obra em que se deve assinalar o extraordinário sentido de caricatura, uma capacidade quase primitiva de exprimir as ideias em símbolos vivos e, sobretudo,a riqueza verbal e de imagens com que contribuiu para a renovação do verso português.
Como já escrevi acima, Os Simples (1892) é um conjunto de poesias liricas que constitui um verdadeiro um hino de louvor à terra: trata-de uma poesia que evoca a infância do Poeta, impregnada de saudosismo, de recordações calmas e consoladoras e onde se sente uma grande ternura pela correspondente paisagem social.
É com enorme orgulho que posso acrescentar que sou descendente directa deste grande Homem!!!
Resumos Relacionados
- Joaquim Cardozo - Vida E Obra
- Alfred Tennyson , Poeta Inglês – Vida E Obra
- Gregório De Matos Guerra
- Gregório De Matos Guerra
- Poesias De José Paulo Paes
|
|