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Parametros Curriculares Nacionais
(Ministerio da Educação)

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Parametros Curriculares -Língua Portuguesa 1ª a 4ª séries
Desde o inicio da década de 80, o ensino de Língua Portuguesa tem sido centro de discussão principalmente no que se refere a necessidade de melhoria da qualidade de educação no país.
O fracasso escolar referente a eficácia da garantia do uso da linguagem, apontou a necessidade da reestruturação do ensino de Língua Portuguesa para que se alcançasse o objetivo de garantir de fato a aprendizagem da leitura e escrita.
Os PCNs refletem e contribuem para busca da qualidade da educação , as novas exigências da sociedade, as trasformações do perfil social e cultural do alunado brasileiro aliando-se a novos avanços das áreas de psicologia da aprendizagem, psicologia social e cultura, as ciências da linguagem,psicolinguística e sociolinguística, a pragmática, gramática textual, teoria da comunicação, semiótica e análise do discurso.
Os parâmetros de Língua Portuguesa estão organizados de modo a servir de referência, fonte de consulta reflexão e debate.Nele é destacado as questões referentes ao domínio da língua oral e escrita fundamentais para a participação social e efetiva, nesse caso reforça-se a abordagem de que os saberes linguísticos são necessários para um exercício pleno de cidadania.
O documento referente ao ensino fundamental está dividido em duas partes sendo que na primeira há uma breve apresentação da área e a definição em linhas gerais da proposta de ensino abordando questões relativas à natureza e características específicas da área ,bem como suas implicações para aprendizagem e seus desdobramnetos no ensino.Apresenta também os objetivos de Língua Portuguesa apontando os conteúdos relacionados a lingua oral, língua escrita e análise e reflexão sobre a língua finalizando a primeira parte, é apresentado e fundamentado os critéiros de avaliação para o ensino fundamental.
Na segunda parte consta detalhes da proposta para as quatro primeiras series( no caso do ensino de 9 anos compreende-se do 1º ao 9 ano) com objetivos, conteúdos e critérios de avaliação.
O documento é eficaz em reforçar o que os alunos devem dominar no que diz respeito a linguagem e as capacidades de produzir e interpretar textos sempre com o foco nas necessidades do dia a dia demonstrando, como cita Délia Lerner em seu livro Ler e Escrever na Escola ,que ensinar também é incentivar a formulação de conceitos necessários para o progresso no domínio de um objeto de conhecimento nesse caso a Língua Portuguesa , para que o aluno formule sucessivas reformulações a fim de atingir um conhecimento próximo ao saber socialmente estabelecido.
Para o professor em sala de aula e como objeto de discussões educacioanis, o PCN de Língua Portuguesa é uma ferramenta importante e imprescindível que direciona o olhar sobre as capacidades a serm desenvolvidas e as quatro habilidades linguisticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Parâmetros Curriculares Nacionais-Ministerio da Educação, Secretaria da educação Fundamental
Resenha de Daniela Ap. de Souza



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