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Os acontecimentos mediáticos: o sentido de ocasião
(Elihu Katz)

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Actualmente argumenta-se que se roubou à sociedade o sentido de ocasião, nomeadamente devido à televisão. A vaga consciência de que todos os outros estão a ver os mesmos programas funciona certamente como algo que mantém a sociedade unida, mas o sentido de ocasião, especialmente o da ocasião comunitária, tem sido mitigado.

É, no entanto, pouco provável que sejam só os media os culpados pelo declínio das artes populares. Todas as pressões da modernização têm tido culpa, além de que as artes de representação (cinema, teatro,…) parecem estar a florescer.

A história da radiodifusão está marcada por uma série de programas tão memoráveis que captaram a atenção de uma nação ou de um mundo - ex. a chegada à lua - restaurando assim o sentido de ocasião para uma sociedade ou o mundo.

Alguns acontecimentos: as alunagens; a visita de Sadat a Israel; o fim de semana de pesar após a morte de Kennedy; a coroação de Isabel II; os debates presidenciais de 1960 e 1976; alguns acontecimentos desportivos.

A definição dos acontecimentos mediáticos
São radiodifundidos ao vivo; desenrolam-se à nossa frente.

São acontecimentos que, geralmente, não são iniciados pelos media. Alguém os organizou - a agência espacial, o líder político ou o comité olímpico. O paradigmático acontecimento mediático é organizado fora dos media mas pode ser transformado no processo de transmissão.

O elemento de grande drama é essencial: o processo tem de estar carregado de emoções ou símbolos, e o resultado repleto de consequências - “Pare com tudo e junte-se a nós na construção da história” é o lema destas acontecimentos. Ver televisão é obrigatório, nada é mais importante.

São acontecimentos pré-planeados, não são espontãneos nem inesperados. Uma parte do drama é que embora o resultado seja desconhecido, o acontecimento é esperado e publicitado. O assassínio de Kennedy foi notícia; o seu funeral foi um acontecimento mediático.

Estes acontecimentos estão enquadrados no espaço e no tempo. O acontecimento deve estar suficientemente centrado para manter a atenção do público, e suficientemente circunscrito para permitir que um número de câmaras de televisão o abranjam.

Todos os acontecimentos têm um herói - um, dois indivíduos, uma equipa.

Os grandes dias de festa
O jornalismo ocidental difere do jornalismo oriental na ênfase que dá aos acontecimentos negativos. Se a abertura de uma fábrica é notícia na Europa de Leste, é o encerramento de uma fábrica que é notícia no Ocidente.

Os acontecimentos mediáticos, mais do que relatar o conflito, celebram a resolução do conflito. Tomemos, por exemplo, as alunagens ou a visita de Sadat a Israel, ou ainda a visita de João Paulo II à Polónia. Todos estes acontecimentos celebram a tentativa de ultrapassar o conflito.

Assim, os acontecimentos mediáticos parecem diferir dos acontecimentos noticiosos no facto de estarem mais preocupados em reunir os rivais, isto é, com o processo de reconciliação. O narrador dos acontecimentos considera-se um membro do casamento.

Estes acontecimentos têm, pois, um carácter referencial que difere tanto do mundo diário dos assuntos públicos, dos feriados que se seguem aos conflitos, como das meras questões quotidianas. É como se estivessem a dizer-nos algo sobre a natureza do homem e a unidade da sociedade. 

Tipologia de acontecimentos mediáticos
Três formas:
A Missão Heróica, que inclui os astronautas, Sadat e João Paulo II. É a “estória de um herói a desafiar a lei natural, a entrar dearmado no campo do inimigo, a voar para além da atmosfera da terra, numa missão de exploração ou reconciliação em nome da Humanidade.

A Ocasião de Estado. Quando a ocasião marca o começo ou o fim de uma era, como o funeral de Churchill, ou quando se abre um poço de incerteze, como o funeral de Kennedy, e a ansiedade pela sucessão, a nação ou o mundo participarão, petrificados, na cerimónia.

A Competição, quando tem um significado simbólico. Os debates Kennedy-Nixon ou Ford-Carter, o Campeonato do Mundo ou o Festival da Canção, são acontecimentos deste tipo.

Elementos dramáticos
O facto de serem eventos programados (a alunagem), conferem-lhes uma certa ansiedade e, logo, uma carga dramática. Mas também o risco de o programa abortar é um elemento dramático - conseguirão chegar à Lua? Regressarão salvos? - Por outro lado, estes acontecimentos estão sempre envoltos num certo mistério.



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