Ciranda de Pedra 
(Lygia Fagundes Telles)
  
Virgínia é uma menina diferente da maioria de sua época. Os pais são divorciados e ela vive com a mãe e o tio Daniel (amante da mãe). A mãe tem problemas metais e fica isolada no quarto, são raros os momentos que apresenta lucidez, Virgínia aproveita esses momentos pra falar do pai, Natércio. Daniel é médico e dedica seu tempo a cuidar da amada, mas demonstra claramente sua angústia em vê-la tão debilitada. Ele procura se aproximar de Virgínia mas suas tentativas são em vão, ela está preocupada em honrar o pai e ferir Daniel com seu desprezo, sob os conselhos da irmã mais velha Bruna.
             O sonho de Virgínia é a cura da mãe, a reconciliação dos pais e a aceitação do grupo de amigos composto pelas irmãs, Afonso, Conrado e Letícia, que tanto admirava.
             Ao descobrir que o pai era outro, Daniel, e que desprezara seu amor em respeito a Natércio , Virgínia decide isolar-se de tudo e de todos na tentativa de esquecer. No internato ela sente ainda mais a repulsa da sociedade diante de uma menina com pais divorciados. 
             O retorno à casa, que outrora tanto almejara morar, reabre as feridas.Virgínia retorna do internato ainda mais atordoada com a infância frustrada. Fora o sentimento de inferioridade frente às irmãs que a levou a estudar tanto e ser a primeira da turma, embora não pudesse ser recompensada pelo bom desempenho como as outras devido ao divórcio dos pais. Este fato também fizera com que as famílias e as freiras reservassem as meninas e as afastassem de Virgínia, porque diante da sociedade ela representava uma companhia inadequada.  
             Virgínia precisa aprender a viver com a culpa que sente pela morte de Daniel, o rancor que alimenta pela influência que exercera a irmã em suas decisões contra o verdadeiro  pai, o acolhimento surpreendente da ciranda (o grupo de amigos ) e a descoberta de que os deuses da sua infância são humanos como ela.
             A ciranda finalmente se abre e se mostra receptiva a ela. Virgínia tem um caso com Letícia, com Afonso (agora marido de Bruna) e com Rogério (amante de Bruna, ela que julgara tanto a mãe e agora comete o mesmo pecado), mas não consegue ter fisicamente quem sempre desejou: Conrado, o príncipe, o impotente sexual.
             A experiência proporcionada pela convivência próxima deles lhe ensina a expor seus sentimentos, não tirar conclusões precipitadas, assumir suas escolhas e ver que nem tudo é o que parece ser.            Com um desfecho surpreendente, Ciranda de Pedra é um romance que prende, emociona e ensina. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Ciranda De Pedra
  
  
- Ciranda De Pedra
  
  
- The Earth, My Butt, And Other Big Round Things  
  
  
- Ao Farol
  
  
- Rolo Compressor
  
 
 
 | 
     |