O Retorno da Chibata
(Gisele Leite)
O incidente na estação ferroviária de Madureira - RJ onde quatro agentes e um policial militar agrediam com chutes, socos e chibatas os passageiros de um trem, chocou a todos.
Esse episódio, no entanto, retrata bem a situação vivida pela população no que concerne os serviços prestados pelas concessionárias de serviços públicos. Prestadoras de serviços essenciais estão em primeiro lugar nos rankings de reclamação, fazendo muito pouco pelos que utilizam o serviço e muitas vezes violando direitos dos consumidores e cidadãos.
A questão que não quer calar é porque diante de tanto descaso essas concessionárias continuam no mesmo setor. Certamente para responder essa pergunta se esbarra em interesses escusos, contratos de altas somas e acordos políticos discutíveis e no mínimo reprováveis. Seria essa a única resposta para não vermos uma atitude do governo perante o incidente. E pior pode-se constatar que esses incidentes são comuns tanto que o enorme e evidente caminhão de reportagem da TV Globo não intimidou a agressão aos passageiros.
Podemos inferir portanto que tal atividade é conhecida e endossada pela administração interna da SuperVia uma vez que não se percebeu nenhuma atitude de funcionários e responsáveis buscando conter as agressões.
Como diz o ditado popular, "quem cala, consente...". Enfim, resta nos perguntarmos se teremos que viver com o uso da violencia em certos setores onde a ausência do governo ou de suas agências reguladoras admiti agressões como a vista. Até o momento estas são perguntas sem resposta. Basta esperar que o episódio traga a tona a função das agências reguladoras. E também nos faça repensar o planejamento urbano e a manutenão de importantes serviços sociais que devem obedecer as normas de ordem pública como o código de defesa do consumidor.
A solução não é demitir os funcionários envolvidos, será preciso bem mais para nos livrarmos da chibata da negligência governamental que nesse incidente foi exposta para todos. Resta apenas o socorro chegar antes que se perca a cidadania que agora padece em pleno Estado Democrático de Direito.
Resumos Relacionados
- Definição Da Função Pública
- Conceito De Segurança Pública
- PrincÍpios Do ServiÇo PÚblico
- A (in)constitucionalidade Da Tarifa Telefônica
- Água, Luz E Telefone
|
|