Influência DA VELOCIDADE DE DESLIZAMENTO NO DESGASTE
(S.J. Crnkovic)
Os compósitos com matriz de alumínio e reforço de partículas cerâmicas têm-se revelado promissores para aplicações tribológicas, principalmente nas indústrias automotiva, aeronáutica e aeroespacial, dado apresentarem como grande vantagem uma elevada relação resistência/peso. Inúmeros trabalhos de pesquisa têm sido realizados no que respeita a estes materiais compostos com o objetivo de caracterizar o seu comportamento ao atrito e desgaste pelo deslizamento contra aços. Entretanto, tem sido praticamente dada toda a atenção ao compósito, havendo escassas informações em relação ao comportamento de superfícies oponentes de outra natureza. Este trabalho analisou o comportamento tribológico do par compósito Al-Si/SiCp – ferro fundido em função da velocidade de deslizamento no que respeita ao atrito e desgaste em cada um dos componentes em deslizamento.
Os testes foram realizados em um tribômetro do tipo pino-disco com velocidades de deslizamento na faixa de 0.5 a 1.5 ms-1,temperatura ambiente (22ºC), umidade controlada em 50% e carga normal fixa de 5 N.Os resultados quantitativos do atrito no par tribológico e desgaste tanto no compósito Al-Si/SiCp como na superfície oponente emferro fundido mostraram ser visivelmente influenciados pela velocidade de deslizamento imposta. As alterações quantitativas doatrito e taxa de desgaste com a velocidade de deslizamento evidenciaram mudanças dos mecanismos de desgaste responsáveis pelaremoção de material do compósito Al-Si/SiCp e superfície oponente em ferro fundido nodular.
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