Pixinguinha
(Fonte: UOL Educação)
Nos primeiros anos do século 20, Pixinguinha injetou doses generosas de África na música brasileira. A avó de Pixinguinha era africana e foi escrava no Brasil.
Foi compositor, arranjador, instrumentista de múltiplos talentos e ritmos.
Pixinguinha tocava flauta no conjunto Os Oito Batutas. O grupo excursionou pela Europa em 1922. Com o passar do tempo, Pixinguinha trocou a flauta pelo saxofone.
Ele compôs valsas, sambas, polcas... O Chorinho, surgido no Brasil em meados do século 19 ganhou linguagem própria com Pixinguinha.
Alfredo era o nome de Pixinguinha. Seu apelido é mistura de dialeto africano com 'Bexiguinha', por conta da doença da bexiga.
Pixinguinha era adolescente e já tocava como profissional. Lata de Leite foi o título da primeira música composta por Pixinguinha.
Vinicius de Moraes foi o parceiro de Pixinguinha na trilha sonora do filme 'Sol sobre a Lama', de 1962.
O compositor faleceu em 17 de fevereiro de 1973. Ele tinha 74 anos de idade.
Resumos Relacionados
- Vitor Assis Brasil - Curto Trajeto
- A Musica Popular Como Elemento De Identidade Nacional
- Baden Powell De Aquino
- Langston Hughes Ii
- História Da Música Popular Brasileira
|
|