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Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres
(Clarice Lispector)

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Narrado
em terceira pessoa, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres nos
fornece pistas de como vivenciar a idéia de amor. Na obra, Clarice
Lispector parte do discurso mítico amoroso mais banal para operar uma
reestruturação. O caminho escolhido é o da paródia. Os dois títulos do
livro, aproximados pela conjunção, anunciam a tensão entre duas
possibilidades: repetir ou inventar.
A
evolução da personagem feminina desse romance é plasmada pela
transformação do discurso que, iniciado na intencional duplicação do
lugar-comum, logra no decorrer da história alçar-se a outros sentidos.
Sugere possibilidade alternativa de ser vivida uma relação amorosa. Ao
longo da escrita, ocorre algo como uma purgação de tudo aquilo em que a
literatura de massa está viciada ao tratar do tema.
Lispector
não reproduz padrões tradicionais de oposição masculino/feminino. Ao
processar investigação existencial a partir da condição de seu gênero,
acaba por estabelecer articulações ainda mais abrangentes que a da
diferenciação sexual.
A
obra baseia-se na história de Loreley cujo apelido é Lóri, professora
primária que passa a viver no RJ após sair da casa de seus pais, em
Campos. De família rica, com quatro irmãos homens, tinha suas regalias
por ser a única filha mulher.
Ela
conhece Ulisses, professor de filosofia, numa noite em que esperava um
táxi e ele lhe ofereceu carona. A partir daí, após ter tido outras
experiências amorosas, esta era realmente verdadeira. Ela amava pela
primeira vez e tinha que passar por este processo de aprendizagem desse
novo sentimento, o qual ela tinha de aceitar.
É
o último romance de Clarice Lispector que trata do mundo puramente
feminino, pelo menos na superfície (e no qual, significativamente, a
protagonista avançou anos em relação direta com a autora).
Tem
um título quase documentário: Uma aprendizagem ou o livro dos
prazeres. A obra esmiúça as dúvidas e anseios de Lóri, que pela
primeira vez experimenta o amor e o prazer, mas tem medo de perder a
própria identidade no processo. O processo, naturalmente, é a sua lenta
e não raro, solitária aprendizagem, através da qual ela logra com
sucesso sintetizar os extremos antes irreconciliáveis de independência
(sua vida pessoal ) e dependência (o amor ou o vínculo matrimonial).
Texto escolhido:
...
Vestiu
o maiô e o roupão, e em jejum mesmo caminhou até a praia. Estava tão
fresco e bom na rua! Onde não passava ninguém ainda, senão ao longe a
carroça do leiteiro. Continuou a andar e a olhar, olhar, olhar, vendo.
Era um corpo a corpo consigo mesma dessa vez. Escura, machucada, cega -
como achar nesse corpo-a-corpo um diamante diminuto mas que fosse
feérico, tão feérico como imaginava que deveriam ser os prazeres. Mesmo
que não os achasse agora, ela sabia, sua exigência se havia tornado
infatigável. Ia perder ou ganhar? mas continuaria seu corpo-a-corpo com
a vida. Alguma coisa se desencadeara nela, enfim.
E aí estava ele, o mar.

estava o mar, a mais ininteligível das existências não-humanas. E ali
estava a mulher, de pé, o mais ininteligível dos seres vivos. Como o
ser humano fizera um dia uma pergunta sobre si mesmo, tornara-se o mais
ininteligível dos seres onde circulava sangue. Ela e o mar.

poderia haver um encontro de seus mistérios se um se entregasse ao
outro: a entrega de dois mundos incognoscíveis feita com a confiança
com que se entregariam duas compreensões....



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