Contos de natal
(charles dickens)
charles dickens é citado por espíritas e espiritualistas como um escritor que sofrera grande influencia de uma época em que assuntos dessa natureza despertava o interesse da europa do século dezenove. o mundo era abalado com eventos como os fenomenos não explicados na casa das irmãs fox no estado de nova york,mais precisamente no condado de hydesville, onde estranhos eventos de ordem sobrenatural acometiam a casa dessa humilde família,chamando a atenção de seus vizinhos e do mundo inteiro. caabendo a filha mais nova do casal kate,de apenas 11 anos a brilhante ideia de se comunicar com o espírito invasor através de sons. Uma batida significava sim,e consequentemente duas batidas significava não.
E assim fora revelado que a presença do espírito era devida um assassinato que ocorrera por causa de dinheiro cometido por seu melhor amigo e que o enterrara na adega. E outros eventos de igual magnitude se seguiram na époce de dickens como o chamado fenomeno das mesas girantes á qual consistia,sem causa física aparente, o movimento das mesas e outros objetos pesados. Dickens sendo um grande curioso e estudiodo desses recentes fatos de sua época incorporara muitos desses temas esporádicos do sobrenatural em seus romances e o mais citado,o mais conhecido dentre eles,sem dúvida é o romance que tem como clímax central o personagem que atravessou séculos e sua avareza conquistara o coração de leitores ao redor do mundo: "o sr. scrooge".
Scrooge sobrevivera ao tempo e sempre que o cinema,o teatro e a televisão abusara de temas de natal,este personagem se tornara indispensável. porém o romance contos de natal,além de sua estética moral e ética de alto nível,se nota a influencia de temas espíritualistas em seu bojo,o que foi um adorável vício de dickens ao longo de sua existencia.
A começar com a presença do espírito do amigo e antigo sócio que anunciaria para seu amigo encarnado e avarento a presença de tres espíritos que em breve o viriam vistar.Esse antigo sócio de scrooge tem o intuito de despertá-lo a respeito de certas questões na vida que agora com este mundo mais ávido de cobiça e acúmulo de bens materiais a qualquer preço, a mensagem do espírito amigo,do espírito do natal passado,presente e futuro , se torna mais atuante e necessária em nossas vidas.
Acometido de exasperado pavor,scrooge se ve diante de seu antigo sócio e amigo. A intenção desse espírito é despertá-lo a respeito de como ele está conduzindo sua vida e que a languida e penosa presença de seu amigo e antigo sócio desencarnado é o duro retrato do que acontece com aqueles que viveram uma vida de miseria na alma,apesar de ricos e opulentos nos bolsos. A imagem desse espírito é de um pesar de dar pena aos mais rígidos e duro dos homens,era evidente isso na face do avarento scrooge,que apesar de sua desumanidade exarcebada,ainda havia uma alma a contemplar o triste estado daquele pobre espírito perturbado.
Havia correntes por todo seu corpo como uma forma de lembrar que passara pela vida mas não vivera,vivera sim, acorrentado aos valores efemeros da matéria que depois de um certo tempo e um certo desfrute,não são mais nada além de pó e alimento para os cupins.O espírito do natal passado vem para buscar no amago do ser do avarento scrooge as raízes de seu atual comportamento e nesse momento que se coloca em prática as influencias de dickens a respeito de questões espirituais e qua a ciencia vem estudando ao longo do tempo.
Como por exemplo o velho sonho do homem de voar.Quando o espírito do natal passado pega na mão de scrooge e atravessa a parede,os dois conseguem voar e scrooge passa por ela como um fantasma,este fenomeno é conhecido no meio espírita e muito provavelmente estudado por dickens, como o fenomeno do aporte.Em que objetos físicos atravessam paredes ou aparecem de modo espetacular em lugares fechados onde não haveria como penetrar a não ser abrindo portas e conduzindo esses objetos para dentro.No decorrer dessa viagem o espírito do natal passado conduz scrooge a pensar sobre fatos que consequentemente nos levam ao auto conhecimento de nós mesmos,muitas vezes, na maioria das vezes, uma viagem dolorosa e difícil de proseguir, pois o auto conhecimento, a tentativa de mudança em nós mesmos é completa de caminhos tortuosos e amargos,porém necessários a uma real mudança e verdadeira de atitudes,comportamentos,pensamentos e ações.
De um certo modo,apesar de não se eximir da responsabilidade de scrooge de seus atos atuais,o espírito do natal passado nos convida a raciocinar que todos nós somos responsáveis por nossos atos e ações e que nós,como humanidade,devemos viver como uma grande família generosa,todavia,do modo como vivemos atualmente,pensando em nós mesmos,nós,sociedade mundial seremos co-responsáveis por muitos scrooges que indubitavelmente aparecerão na terra.
Mas de modo nenhum isso retira a responsabilidade de scrooge pelos seus atos desumanos de avareza,pois apesar de ter sido criado em um ambiente de orfão,scrooge teve escolhas que nem sempre são escolhas corretas.Revivendo o passado,ele teria condições de mudar seu presente,porém esta seria uma das funções do espírito do natal presente. Mostrando a scrooge as consequencias de seu passado,e relegando ao espírito do natal futuro,as consequencias de seu presente. Mas uma vez entra em cena as influencias espiritualistas de charles dickens,que com o exemplo do tão estudado fenomeno da mediunidade mostra atraves desses personagens,o futuro que tantos almejam saber,mas poucos de fato querem mesmo saber.
Resumos Relacionados
- Um Conto De Natal
- Um Conto De Natal
- Os Fantasmas De Scrooge 2009
- Um Conto De Natal
- Um Conto De Natal - A Christmas Carol - Os Fantasmas De Scrooge
|
|