Quinta-feira da Ascensão
(M.J.F. - Dica)
A Quinta-feira da Ascenção, que coincide com a quinta-feira da espiga, foi este ano comemorada a 21 de Maio. Celebra-se neste dia a última aparição de Jesus aos seus discípulos antes de subir aos céus, o que terá ocorrido 40 dias após a Páscoa.
Embora de origem cristã esta festa foi-se tornando, com o passar dos tempos, cada vez mais pagã. De cariz rural o Dia da Ascenção é mais conhecido por ser também o dia da espiga e era tradicionalmente celebrado nos campos com merendas e bailes populares.
Manda a tradição que nesse dia se saia para o campo para compor um ramo que deve ser guardado em casa até à Quinta-feira da Ascensão do ano seguinte. Desse ramo devem fazer parte uma espiga de trigo para garantir que não falte o pão até ao ano seguinte, um ramo de oliveira para que não falte o azeite e também a paz e a luz divina, uma folha de videira para que não acabe o vinho e flores variadas, como por exemplo malmequeres, papoilas e alecrim para que haja sempre alegria.
Escolhido como feriado municipal por muitas localidades, sobretudo Ribatejanas, esta tradição está, no entanto, cada vez mais esquecida. Mas é precisamente no Ribatejo, mais propriamente no concelho da Chamusca que se tenta preservar esta festa. Celebrada anualmente a Semana da Ascensão, que este ano teve início no dia 20 e terminará no dia 24 de Maio, inclui diversas actividades, de onde se destacam o toureio e a música
Resumos Relacionados
- Carnaval
- Páscoa: Data Móvel, Porquê?
- Origem Do Carnaval
- Morre Criança Que Caiu Em Rio
- Folha De Sao Paolo
|
|