O LEITOR
()
O LEITOR.
Filme inspirado no romance de Bernhard Scklink que tem o mesmo nome, teve 5 indicações ao OSCAR 2009 - melhor roteiro adaptado, melhor fotografia, melhor diretor, melhor filme e melhor atriz, onde Kete Winslet por seu excelente trabalho acabou ganhando o prêmio.
O longa começa na Alemanha, ainda no período pós-guerra tentando se reconstruir.
O jovem Michael (David Kross) de apenas quinze anos, no seu retorno para casa, após a aula, passa mal e é ajudado por uma mulher que tem o dobro de sua idade, está mulher é Hanna (Kate Winslett).
Michael fica muito doente e impossibilitado de sair por um bom tempo, mas assim que se vê bem novamente quer ir até aquela mulher que o ajudou para agradecer.
Michael vai até o apartamento de Hanna levando flores para agradecê-la, conversam um pouco e ela descobre que o jovem sabe ler. Quando ela vai trocar de roupa Machael fica olhando escondido.
Michael corre para casa ao ser visto por Hanna, e dentro daquele menino nasce algo que ele não consegue explicar, seu pensamento agora passa a ser um só retornar a casa de Hanna para vê-la novamente.
Lutando contra a timidez ele vai até lá, os dois acabam juntos, na cama e Hanna lhe pede que sempre leia para ela antes de fazer amor.
O romance cresce durante o verão, com Michael lendo todas as vezes para Hanna, o que mostra toda a sensibilidade daquela mulher solitária.
Hanna tem vergonha de ser analfabeta e faz de tudo para que as pessoas não descubram e Michael apaixonado nem percebeu isso.
Ao ser promovida em seu trabalho, tendo que ir trabalhar no escritório, Hanna resolve ir embora sem avisar nada a Michael, que sofre muito com sua partida.
Os anos passam, Michael agora é um estudante aplicado do curso de direito, alguns alunos se escrevem para acompanhar o julgamento de ex oficiais da SS, pela morte de prisioneiras judias.
No julgamento, atento as coisas que estavam acontecendo Michael se surpreende ao ver Hanna sentada no banco dos réus, sendo julgada como uma assassina.
Hanna confessa que não salvou as prisioneiras e é condenada a prisão perpetua, assumindo uma culpa que não era sua só para que não descobrissem que ela era analfabeta.
Buscando em suas lembranças cenas do passado, Michael descobre que ela não disse a verdade e que é analfabeta.
Uma dúvida tocava o rapaz, interferir no julgamento e depor a favor de Hanna?
Ficar quieto já que ela realmente foi uma oficial da SS?
Ele prefere não se envolver.
Alguns anos mais tarde, separado e morando sozinho retorna a leitura para Hanna, compra fitas K7 e um gravador e grava a leitura dos livros para Hanna, envia essas fitas o que faz os dias dessa mulher ter um novo significado.
Com a força recebida de ouvir a leitura dos livros Hanna vai tentar aprender a ler e consegue, passando a escrever pequenas frases para Michael.
Próxima de sair em liberdade condicional, sua assistente social liga para Michael lhe informando o fato e dizendo que ele é a única pessoa que pode ajudá-la.
Em um dia marcado ele vai visitá-la, no reencontro diz que conseguiu trabalho para ela e que arrumou um apartamento onde pode morar, mas mesmo tratando-a com uma certa distância marca que irá lhe buscar dentro de uma semana.
Ela se entrega a morte, suicida-se e quando ele vai buscá-la é lhe entregue o seu desejo.
O desejo era que ele entregasse a menina sobrevivente do holocausto todo o dinheiro que ela tinha para que ela fizesse qualquer coisa com ele.
O Pedido de Hanna é atendido, Michael vai até a sobrevivente decidindo que o dinheiro deveria se doado a algum órgão judeu que trabalhasse com alfabetização.
As polêmicas, o ambiente criado e a excelente atuação de Kate Winslett são marcas importantes desse drama americano dirigido por Stephen Daldry.
Resumos Relacionados
- O Segredo
- The Reader
- O Leitor
- Curando Heridas
- As Memórias Do Livro
|
|