BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Pintura Rupestres de Lascaux
(David S. Kidder)

Publicidade
Pinturas Rupestres de Lascaux




As pinturas repustres de Lascaux entre as mais antigas obras de arte conhecidas. Foram descobertas em 1940 perto do vilarejo de Montignac, na França central, quando quatros meninos se depararam com uma gruta. Dentro dela, encontravam uma série de salões com quase 1.500 pinturas de animais, cuja idade varia entre quinze e dezessete mil anos.
Existem várias teorias referentes à função das pinturas. Um traço natural da gruta pode ter sugerido a forma de um animal a um observador pré-histórico, que depois o realçou para transmitir sua visão a outras pessoas. Como muitas das pinturas estão localizadas em partes inacessíveis da gruta, podem ter sido usadas para práticas mágicas Possivelmente, as pessoas pre-históricas acreditavam que o ato de desenhar animais, especialmente com alto grau de precisão, colocaria os bichos sob seu controle ou aumentaria o número deles em épocas de escassez.
Os animais são esboçados ou retratados em silhueta. Muitas vezes são reproduzidos no que se denomina perspectiva torcida, ou seja, com a cabeça de perfil e os chifres de frente. Muitas das imagens incluem pontos, padrões lineares e outros desenhos que podem encerrar um significado simbólico.
O compartimento mais magnífico da gruta, conhecido como Grande Salão dos Touros, contém uma narrativa pintada. Da esquerda para a direita, as pinturas retratam a caça e a captura de um rebanho de bisões.
Assim que as pinturas foram examinadass e identificadas como paleolíticas, a caverna foi aberta ao público, em 1948. Em 1955, porém, tornou-se cada vez mais evidente que a exposição a 1.200 visitantes por dia estava danificando as pinturas. Apesar das medidas protetoras tomadas, o sítio foi fechado em 1963. Para atender à demanda pública, uma rélica da gruta em tamanho natural foi concluída em 1983, a apenas duzentos metros da original.
FATO ADICIONAIS
1. Os pintores rupestres tinham consciência da perspectiva visual. Eles pintavam figuras altas na parede, estilizadas de modo a não parecer distorcidas para o espectador que olhasse de baixo.
2. A única figura humana retratada na caverna aparece na Lança do morto. O fato de ter sido pintada mais cruamente que os animais sugere que não a julgavam dotada de propriedade mágicas.



Resumos Relacionados


- A Arte Rupestre

- Understanding Pictures (oxford Philosophical Monographs)

- Arqueologia

- Arte Com Giz - Pinturas Tridimensionais

- Http://quim.com.br



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia