Devastador, Lyoto é campeão do UFC por nocaute (...)
(UOL-Esporte; São Paulo)
O karateca brasileiro Lyoto Machida venceu brilhantemente, por nocaute, o então invicto norte-americano Rashad Evans em 23/05/2009, em luta válida pelo Ultimate Fighting Championship-UFC, em Las Vegas / EUA.
Lyoto, agora, em 15 lutas disputadas pelo MMA, tem 15 vitórias.
Os dois lutadores estudaram-se bem ao longo da luta, que teve 2 rounds e duração aproximada de 10 minutos. Procuraram a todo tempo o melhor momento de "encaixar" seus golpes.
Lyoto começou acertando Rashad com um chute na cabeça, além de usar eficientes esquivas. O chute alto dado por Lyoto é reflexo de sua formação em karatê. O chute que deu chama-se "mawashi-geri" (=chute circular), que acerta o oponente com o dorso do pé e possui grande potência.
No segundo round os lutadores foram mais agressivos. Lyoto golpeou Rashad com socos, esquivando-se, após, com eficiência. Ao longo da luta, Rashad praticamente não acertou Lyoto, por conta de suas esquivas (tai-sabaki) praticadas no karatê.
Mais adiante no segundo round, quando Rashad Evans buscou definir seus golpes, foi surpreendido por fulminantes contragolpes, que definiram a luta. Evans, embora nitidamente mais alto que Lyoto, não resistiu à sequencia de socos que recebeu, caindo desacordado, próximo às cordas.
O soco de karatê que derrubou Rashad foi o gyaku-zuki, que é dado com o punho inverso à perna que está à frente, junto com a rotação do quadril, e possui uma grande potência. Esse soco, conforme acerte o adversário, pode significar fim de luta, nocaute, e foi o que houve na luta em questão. Um dos diferenciais do karatê é o kime (=energia, foco) em todos os movimentos, sendo que os golpes devem ser desferidos como se o punho ou a perna fosse uma espada, numa situação de vida ou morte. Logo, destaque-se, karatê legítimo é composto apenas de golpes contudentes e explosivos, isto é, com kime, sendo que até mesmo as defesas seguem essa regra.
Lyoto Machida e seu irmão Chinzo Machida, também grande karateca e campeão do karatê tradicional e do MMA, aprenderam karatê-dô estilo Shotokan com seu pai, o reconhecido mestre Yoshizo Machida, radicados em Belém - PA. Praticam o autêntico karatê-dô, e são motivo de orgulho para o karatecas brasileiros.
Aos leigos em artes marciais: o karatê-do de Lyoto Machida e sua família é o verdadeiro karatê, com socos potentes, chutes, joelhadas e cotoveladas, esquivas, rasteiras, bloqueios e defesas... Além de lutas, golpes e defesas, o karatê é também meio de disciplina, educação e respeito, visando ao aperfeiçoamento pessoal contínuo de seu praticante, em todos os aspectos da vida.
O sucesso de Lyoto é um marco, pois a imagem do karatê vinha sendo prejudicada nos últimos anos por alguns maus "professores" de karatê e certos "dirigentes" de federações de karatê no Brasil, ocasionando falta de incentivos e verbas a atletas karatecas, assim como desorganização, desunião, rachas internos, dentre outros problemas.
Obrigado e parabéns, Lyoto Machida.
Resumos Relacionados
- Www.fpk.com.br (federaÇÃo Paulista De KaratÊ - Fpk)
- Karatê Dog
- The Karate Kid 2010
- Nanocontagem
- Http://www.artes-marciais.net/index.html
|
|