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A estratégia das marcas
(Paulo Afonso Pereira)

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É necessário um planejamento estratégico para a criação de uma marca. Primeiro se deve verificar se a marca escolhida é a melhor para representar seu produto ou serviço. Depois são necessários alguns cuidados básicos essenciais para saber se o registro é viável.

Assim, uma busca prévia no banco de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial não pode se restringir sobre não haver registro anterior em determinada classe para o nome escolhido. Exemplificando, para a marca Candango, para o serviço de transportes, não basta a pesquisa do nome Candango na classe 38. O correto é pesquisar variantes como Kandango, que são a mesma coisa.

Existem ainda outras formas de pesquisa e análise de uma marca, como usando o sufixo, prefixo, radical, ou verificar as colidências fonéticas ou entre classes afins. A análise sem esses cuidados pode ter conseqüências como a negativa de registro pelo INPI e até uma ação por uso indevido de marca de terceiro.

Planejar o registro da marca é evitar desperdício, erro e economizar dinheiro.



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