Odisséia de Homero ( O Canto das Sereias Canto XII) 
(Homero)
  
Odisseu e sua frota retorna da ilha de Circe (deusa da feitiçaria,ela criva venenos poderosos capazes de transformar homens em animais.Por esse motivo,ela morava num castelo encantado cercado por lobos e leões).
 Odisseu  presta honras fúnebres a Elpenor,logo a deusa prediz todos os perigos que o herói ainda terá que enfrentar até seu retorno a Ítaca.
 Atento a tudo o que a deusa lhe diz Odisseu escuta os detalhes de suas futuras aventuras relatadas pela deusa feiticeira.
 A deusa também o alerta dos perigos  que terá que enfrentar ao passar pela região das sereias (Criaturas com cabeça e vozes de mulher e corpo de passáros).Só ele deverá ouvir  os cantos ou vozes das sereias.Em seguida ele passa as instruções para seus companheiros e retoma a viagem.
 Finalmente Odisseu e seus companheiros chegam a a ilha das sereias,Odisseu tampa os ouvidos dos companheiros com cera e pede para que seus companheiros os amarrem no lastro da nau com fortes laços.Ele ouve os cantos das sereias,mas a embarcação passa   pelas sereias,a tripulação retiram as ceras dos ouvidos  e foram logo alertado dos próximos perigos a serem enfrentados.
 Eles enfrentam mais uma vez outros monstros Cila e Caríbdis (Cila: Foi uma ninfa de grande formosura,o deus Glauco se apaixona por ela,mas ela o despreza e foi transformada por ele em monstro de 12 pés,6 pescoço,cada uma possuíam  3 cabeças).Caríbdis (era um terrível redemoinho).  
 A tropa passa por esses dois monstros e chegam a  ilha de Hélio,o deus sol.a tripulação é alertada de que não deve tocar no rebanho do deus sol,pois seria castigados caso algum animal do rebanho fosse abatido,mas alguns companheiros sacrificaram  e banquetearam-se com alguns animais .
 Hélio furioso ,convocou os fortes ventos e Zeus desencadeou a tempestade  e a embarcação foi atingida por um relâmpago ,todos morrem exceto Odisseu.
 Mais uma vez ele teve que enfrentar Cila e caríbdis,ele consegue passar pelos monstros e fica a deriva,durante nove dias as ondas arrastam Odisseu,até que no 11ºdia seu corpo exausto foi lançado na ilha da deusa Calipso. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Odisseia De Homero  
  
  
- Ájax  
  
  
- Ulisses
  
  
- Odisséia
  
  
- Ulisses. In: A Metamorfose.
  
 
 
 | 
     |