Marketing PESSOAL 
(RITOSSA;  Cláudia Mônica)
  
• O que é marketing pessoal?
  
 Um conjunto de ações planejadas que facilitam a obtençao de sucesso particular e profissional. 
 
 • Quais os objetivos do marketing pessoal?
 Obter reconhecimento e promoção profissional, criar novas oportunidades de trabalho, aumentar sua visibilidade e competitividade, e, finalmente, gerenciar sua carreira.
 
 BRANDING
 
 BRANDING = CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA
 Nossa marca pessoal é a impressão e o sentimento que despertamos nos ambientes em que interagimos
 
 A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA!
 • em 7 segundos nossa imagem é processada
 •  67% das vezes a primeira impressão está correta
 
 COMPOSIÇÃO DA MARCA PESSOAL - FATORES NÃO CONTROLÁVEIS
 •  idade
 •  gênero
 •  cor de pele
 •  tom de voz
 45%
 
 FATORES CONTROLÁVEIS
 •  aparência física
 •  expressões faciais
 •  movimento corporal
 •  contato visual
 •  comportamento
 •  competências
 •  comunicação
 55%
 
 SEGMENTAÇÃO E PÚBLICO-ALVO
 NO MARKETING PESSOAL, QUEM  E O QUE  DEVE SER PESQUISADO NA SEGMENTAÇÃO?
 
 • localização
 •  área de atuação
 •  tamanho (funcionários e faturamento)
 •  tendências de crescimento do segmento
 •  cultura organizacional 
 •  políticas de recursos humanos
 •  oportunidades de crescimento
 •  tendências do mercado de trabalho
 •  profs., consultores, agências de recrutamento
 •  leitura, muita leitura
 
 POSICIONAMENTO
 É o que você faz com a mente do seu alvo em potencial
 “MARCA” É PERCEPÇÃO.
 POSICIONAMENTO É O RÓTULO.
 
 Posicionar-se significa identificar o que temos de especial e elaborar uma frase concisa que transmita essa idéia.
 
 VISÃO – VALORES - MISSÃO
 
 VISÃO - Definir o que se espera do futuro dentro de um prazo pré-estabelecido.
 - EMPRESA - Abrir 11 franquias nos próximos 5 anos.
 
 - INDIVÍDUO - Ser promovido ao posto de gerente de produção até o final do ano.
 
 VALORES - Também chamados de princípios, norteiam a maneira de agir das pessoas e suas inteções.
 
 - EMPRESA - Representam as atitudes esperadas de seus colaboradores, como respeito, honestidade e ética.
 
 - INDIVÍDUO - Representam os princípios adquiridos por meio dos pais e familiares, amigos e professores.
 
 MISSÃO - É um compromisso, algo que dá sentido a nossas vidas, tornando-se o ponto para o qual todas as nossas ações convergem. Significa decidir o que é mais importante em sua vida. 
 
 QUAL A MINHA MISSÃO?
 A resposta a essa pergunta se encontra dentro de cada um, olhando profunda e honestamente dentro de seu coração. 
 
 OBJETIVOS E METAS
 TER OBJETIVOS DÁ SENTIDO A CADA DIA QUE VOCÊ VIVE. ALCANÇÁ-LOS SIGINIFICA TRANSFORMAR O SONHO EM REALIDADE.
 • não desperdiçar oportunidades, energia, tempo e recursos
 • não atrasar a execução dos planos definidos
 • aumentar auto-estima e motivação
 • diminuir frustrações e desilusões  
 • estabelecer qual ação tomar
 • permitir avaliar o resultado das ações
 
 DIAGNÓSTICO PESSOAL - DESCUBRIR QUAIS SÃO SEUS LIMITES E POTENCIALIDADES
 
 O objetivo é apontar o que você está apto a fazer imediatamente e o que necessita de maior treinamento e empenho diante das características do mercado de trabalho que é alvo de seus interesses.
 
 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
 MAPEAR O MERCADO TOMANDO POR BASE INFORMAÇÕES SÓLIDAS E BOAS REFERÊNCIAS.
 O objetivo é visualizar possíveis mudanças no mercado de trabalho para estarmos preparados para tirar o melhor proveito das oportunidades e superar eventuais obstáculos.
 
 PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA - PLANEJAMOS PARA DEFINIR A ESTRATÉGIA DE AÇÃO
 
 VISÃO – VALORES - MISSÃO
 DIAGNÓSTICO PESSOAL
 DIAGNÓSTICO AMBIENTAL
 
 ESTRATÉGIAS DE AÇÃO
 EFICIÊNCIA DOS ESFORÇOS
 TEMPO – RECURSOS – ENERGIA
 
 REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS
 
 CONHECIMENTOS = SABER
 • conteúdos armazenados ao longo do tempo
 • experiência de vida
 • formação profissional
 • são competências técnicas
 
 HABILIDADES = SABER FAZER E PORQUE FAZÊ-LO
 • a forma de executar o trabalho
 • aplicação do conhecimento na prática
 • treinamentos realizados
 • também são competências técnicas
 
 ATITUDES = SABER SER 
 • refere-se ao comportamento e comunicação
 • agir (pró-ativo, criativo)
 • reagir (diante de adversidades e conflitos)
 • interagir (com clientes e funcionários)
 • são competências comportamentais
 
 COMPETÊNCIAS EXIGIDAS
 QUANTO MAIS INCERTO E COMPLEXO O AMBIENTE, TANTO MAIORES SERÃO AS EXIGÊNCIAS.
 
 • ética
 • responsablidade
 • proatividade
 • comprometimento
 • aprender a aprender
 • comunicação e colaboração
 • raciocínio criativo e resolução de problemas
 • conhecimento tecnológico
 • desenvolvimento da liderança
 • autogerenciamento da carreira
 A EVOLUÇÃO DO PERFIL DO SECRETÁRIO
 O SECRETÁRIO PASSOU DE ATIVIDADES MERAMENTE OPERACIONAIS PARA A ASSESSORIA DO EXECUTIVO.
 • Competências mais elevadas
 • Atualização e conhecimento diversificado (leitura)
 • Cursos internos ou externos de desenvolvimento profissional
 • Palestras, seminários e workshops (networking)
 • Ser solícito
 • Inter-relacionamentos
 • Conhecer bem a empresa
 • Não descuidar da imagem 
 
  
 
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