O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
()
Na Alemanha da 2ª Guerra Mundial, um oficial nazista, é promovido e ganha a direção/responsabilidade por um campo de concentração. Só que para isso, terá que se mudar de Berlim com a sua família (esposa, um filho e uma filha), para o campo. A mudança trará para todos os membros uma reviravolta sem igual.
Quem mais sofreu com a transferência do pai para a zona rural foi Bruno (Asa Butterfield), então com 8 anos. Para trás, deixou os amiguinhos de brincadeiras e traquinagens e a escola.
Os dias correm tediosos. Sem novidade alguma, até que no seu quarto no andar superior da casa, vislumbra ao longe o que parecia ser uma fazenda, com homens e crianças vestidos de pijamas em plena luz solar.
Bruno, é um garoto curioso e aventureiro, mas, recebe veemente recomendações de sua mãe para não explorar a área do jardim na parte posterior do seu lar(?). Mas, como todo garotinho peralta de 8 anos que se preze, ele, descumpre a promessa e pulando por uma janelinha vai perscrutar a fazenda(?). Em lá chegando, vê um menininho sentado atrás de entulhos de obras usando pijama listrado. A partir dai uma amizade será construída em meio a tantos percalços. Só que há muitas perguntas dois dois guris (ambos com 8 anos) a serem respondidas.
O mundo mudou rapidamente e os dois infantes não conseguem assimilar mui bem tais transformações.
O pai de Bruno, antes tão doce e dedicado para com a família, está duro como uma rocha.
A sua irmãzinha que ainda ontem brincava com bonecas, agora, só quer saber da juventude nazista e da sua ideologia. O mundo, já não tem mais tanta graça. Só o pequeno Shmuel, interessa. Ele, e a sua vida engraçada atrás da cerca de arame farpado. Ele e o seu constante pijama desbotado. Ele e o mistério do povo daquela fazenda. Até que um dia querendo amenizar a chateação do seu amiguinho judeu, resolve ajudá-lo a procurar o seu pai travestido, também, com pijamas. Para isso, cava uma abertura por baixo da cerca. Veste o pijama(?) e........
Excelente reconstituição d'época.
Excelente as interpretações do pai e da mãe.
Excelente roteiro.
Somente um senão. Tendo um inglês como diretor do filme, temos que ter paciência com a demora em cada cena (típico do cinema europeu), mas, nada que atrapalhe o desenrolar e o desfecho da trama.
Li alguns comentários de pessoas que se diziam estarem de saco cheio de filmes de guerra. Só que esse, não é somente mais um 'movie' do gênero. Mas, uma película que mostra a construção de uma amizade em meio aos escombros físicos e morais de uma Europa que agoniza. É a constatação de uma estúpida ideologia que se julgava superior e as transformações que inevitavelmente acontecerão nas vidas dos que se depararam com o infortúnio e a tragédia.
Adorei! Adorei não! Amei o filme em questão. Fazia muito tempo que não assistia a uma película que me revirasse tanto as entranhas e me desse a certeza do meu Norte e o que NÃO quero para a minha vida. A dos meus filhos. Para o meu país. Para o plâneta.
ÓTIMO! ÓTIMO! ÓTIMO!
Resumos Relacionados
- O Menino Do Pijama Listrado
- O Menino De Pijamas E Nossa Realidade
- O Menino Do Pijama Listrado (the Boy In The Stripped Pyjamas)
- O Menino Do Pijama Listrado
- O Menino Do Pijama Listrado
|
|