Atendimento fraterno - parte final 
(Projeto Manoel Philomeno de Miranda)
  
Os três requisitos do atendente também se aplicam àquele que vai aplicar o passe.
      São quatro as fases do atendimento fraterno:
      - atender, cuidado com ao ambiente físico (decoração, conforto, pessoal de recepção), o atendente deverá saber receber, ter posturas adequadas durante a entrevista, aproximar-se, prestar atenção (saber ouvir);
      - responder, identificar e confirmar com o próprio ajudado o seu problema principal, perceber a linguagem corporal do outro e o que ela representa  como mensagem a ser correspondida adequadamente. Só perguntar ao atendido nas seguintes ocasiões: quando não entendeu; quando o assistido, mesmo estimulado não consegue se expressar, não consegue traduzir seus sentimentos ou está perdido em suas divagações.
      A pessoa que sabe ouvir conquista o interlocutor, é simpática. Não se deve interromper. Comentários e observações serão feitos após a exposição dos fatos. Ouvir é uma técnica mental que pode ser aperfeiçoada com treinamento e prática.
      Alguns fatores físicos e mentais interferem no ato de ouvir:
      - tanto o calor como o frio excessivos prejudicam a audição;
      - ruído intenso,perturba a audição do mesmo jeito que o silêncio total;
      - iluminação demais perturba a expressão facial, deve-se evitar a meia-luz, a iluminação deve ser normal;
      - o meio-ambiente não deve ser um local onde tenha pessoas transitando e nem ter  atividades que não condizem com esta tarefa;
      - o atendente fraterno não deve participar deste trabalho quando estiver doente ou mal -humorado, deve também fazer exames periódicos da audição e ser consciente de ter  algum problema;
      - indiferença - quem é indiferente aos problemas dos outros não ouve bem;
      - a impaciência também prejudica  a audição;
      - o preconceito distorce a audição;  
      - não deve ouvir o atendido quando o atendente está preocupado, pois não dará a atenção devida à tarefa;
      - a ansiedade faz com que o outro fale antecipado por nós e muitas vezes nos enganamos, demonstra também dificuldade de concentração. Deve então fazer exercícios de leitura em voz alta.
      O atendente fraterno tem que ter empatia. Tem que colocar-se no lugar do outro, sentir o que o outro sente para poder entender seus problemas, " Amar o próximo como a si mesmo".
      O atendente fraterno deve:
      - não prometer curas ou estabelecer certezas absolutas;
      - recusar gratificações, atenções ou distinções especiais;
      - evitar opiniões pessoais;
      - não interferir em receituários médicos;
      - manter privacidade, mas não vedação absoluta da sala;
      - falar com simplicidade;
      - atender o indivíduo de preferência sozinho;
      - não fazer revelações;
      - não doutrinar espíritos durante o atendimento;
      - não utilizar-se de informações do atendimento para orientar doutrinadores de reuniões mediúnicas, nem informações destes para orientar o atendimento; 
      - não encaminhar ou indicar pessoas para reuniões mediúnicas;
      - não afirmar para o atendido que ele é médium;
      - não atender pessoas "incorporadas";
      - não estimular que o assistido diga os nomes dos outros centros por onde passou. 
 
  
 
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