Os herdeiros da Terra
(John Gribbin)
Esta obra consiste num mediano exemplo daquilo que se pode obter quando um cientista ou investigador de reconhecido mérito resolve escrever um romance de ficção cientifica. Excepções feitas aos grandes cientistas-escritores dos quais, a título de exemplo podemos citar autores como Carl Sagan, Isac Asimov, Arthur C. Clarke, e outros do género, que conseguiram conciliar a sua carreira na ciência, com a de escritores de literatura romanceada, este não é de todo um desses casos. Estão de fora, como é óbvio os livros técnicos e cientificos que os mesmos escreveram.
Centremo-nos então na literatura de novela cientifica e voltando ao autor em questão, dele podemos dizer que, por de trás de uma mente instruída ao mais alto grau e de um grande conhecimento geral das matérias científicas em que se move, às vezes esconde-se uma fraca aptidão para a criativadade literária ou pelo menos é isso que deste livro transparece.
No entanto se alguma coisa de negativo ou menos bom se pode dizer em relação à escrita ou enredo, já naquilo que caracteriza a actividade profissional do autor com as respectivas sabedorias e experiências que dela advêm, reflectidas no argumento, só se pode dizer bem.
Assim, tendo em conta isso passado a palavras e somente isso, podemos afirmar que estamos perante uma previsão assustadora e extremamente fiável do futuro da Terra. Fiável porque está neste momento a ocorrer e o livro foi escrito em 1989. Através deste autor e deste livro, embora com todas as deficiências já apontadas, podemos afirmar que o nosso futuro está escrito e assim irá suceder. O brilhantismo da previsões e a exactidão dos locais onde elas ocorrerão ou estão já a ocorrer, acaba por ofuscar o restante, e o fraco desempenho literário sofre como que uma compensação, dando ao livro, no seu todo uma qualidade bastante razoável. Embora esta temática seja, neste tipo de romances uma constante, ou seja, a constante de fazer uma caracterização do planeta Terra e do Homem num futuro não muito distante, esta, no entanto contém, sem dúvida, factos que estão muito perto de nós, característica comum aos outros grandes cientistas-escritores que já foram mencionados.
Os herdeiros da Terra, John Gribbin, Ediçõs 70, Lisboa, 1990
Resumos Relacionados
- La Ficción En Otros Medios
- Marte E A Mente Do Homem
- La Literatura Norte Americana- Carlo Izzo - Resenha
- Desafio: Escrever
- Ensaio Sobre A Cegueira
|
|